A Google News Initiative (GNI), frente de esforços do Google em apoio ao jornalismo, em parceria com a Associação Nacional de Jornais (ANJ), está lançando o programa de Horas de Implementação Técnica (HIT), que visa fomentar a transformação digital no ecossistema noticioso do país.
A iniciativa, exclusiva para associados, oferecerá aproximadamente 250 horas de mentoria, nas quais especialistas dos times de Discoverability e Data Analytics da agência Media.Monks vão colaborar diretamente com as equipes técnicas dos veículos de notícias.
O objetivo é auxiliar as organizações na otimização de suas plataformas e aprimorar a experiência dos usuários. Serão trabalhados temas como análise de dados, configurações de ferramentas, como o Reader Revenue do Google, entre outras. Além dos eventos oferecidos semanalmente, materiais complementares sobre os tópicos cobertos pelo programa também serão disponibilizados para os participantes.
O lançamento oficial do programa está marcado para a próxima segunda-feira (21), às 9h, por meio de um webinário online acessível neste link. Durante o evento, representantes do Google e da Media.Monks apresentarão detalhes abrangentes sobre o programa, fornecendo informações essenciais sobre como os participantes poderão agendar suas próprias sessões individuais de mentoria.
“O programa é mais uma importante contribuição para o aperfeiçoamento e atualização do ecossistema informativo no Brasil visando a uma crescente qualificação do jornalismo profissional”, diz o jornalista Marcelo Rech, presidente-executivo da ANJ.
“O programa de Horas de Implementação Técnica (HIT) da GNI em colaboração com associações de notícia brasileiras é um passo significativo na direção de fortalecer o cenário jornalístico no Brasil, promovendo a adoção de práticas inovadoras e sustentáveis. Unindo a expertise técnica do time do Media.Monks com o compromisso de apoiar o jornalismo de qualidade, essa iniciativa busca aprimorar as capacidades digitais das organizações de notícias”, afirma Natália Mazotte, Gerente de Parcerias com o Ecossistema de Notícias na Google.
Também participam do programa a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), a Associação de Jornalismo Digital (Ajor) e a Associação Brasileira de Mídia Digital (ABMD).