A Associação Nacional de Jornais (ANJ) lançou nesta quarta-feira (20) a “Cartilha Nova Lei de Licitações – como fazer as publicações da forma correta”, com o objetivo de orientar os associados e as agências de publicidade legal na interlocução junto ao poder público e evitar dúvidas sobre a publicação dos extratos dos editais de licitações nos jornais. Também hoje foi lançada a edição atualizada da Cartilha de Publicidade Legal de recomendação de boas práticas para as publicações legais nos meios impresso e digital, envolvendo a publicação de balanços e também dos editais de licitações.

As cartilhas foram produzidas pelo Comitê Mercado Anunciante, com apoio do Comitê Jurídico da ANJ e da Associação Brasileira de Agências e Veículos Especializados em Publicidade Legal (Abralegal), para que sejam usadas pelos jornais e agências de publicidade legal junto aos clientes privados e órgãos públicos.

“A cartilha referente a licitações desenvolvida pelo grupo de trabalho da ANJ será peça fundamental de apoio para órgãos públicos e agências de publicidade, orientando assim todo o mercado da forma correta de como fazer a publicação legal conforme a Nova Lei de Licitações que entra definitivamente em vigor agora em 2024”, afirma Daniel Villaça Souza, integrante do Comitê Mercado Anunciante da ANJ.

“É muito importante a distribuição da cartilha junto aos departamentos comerciais dos jornais associados para que eles a divulguem junto aos seus contatos nos órgãos públicos, a fim de que não haja dúvida na hora de fazer a publicação dos extratos de editais de licitações nos jornais”, reforça Júlio Vinha, diretor de relações institucionais da ANJ.

“Veículos de comunicação e as agências de publicidade devem reforçar aos seus clientes a importância da transparência e de seguir as leis detalhadas nas cartilhas”, diz José Pereira Guabiraba, um dos coordenadores do Comitê Mercado Anunciante. “As cartilhas são fruto de um trabalho sério, árduo e que tem como objetivo reforçar para as empresas que as publicações dos atos societários são de grande importância para as empresas, colaboradores e sociedade em geral”.