Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Programa de Aprimoramento Digital (PAD) criado no ano passado pela Google News Initiative (GNI), do Google, em parceria com algumas das principais associações de jornalismo do país, entre elas a Associação Nacional de Jornais (ANJ). O objetivo do programa, com treinamentos mensais sempre às quartas-feiras, é promover habilidades digitais entre organizações de notícias. A primeira sessão será realizada na próxima quarta-feira (27), das 9h às 10h10. Para se inscrever, acesse o site do PAD e preencha o formulário.
Ao longo dos 10 meses de duração do programa, serão abordados temas como estratégias para monetizar no YouTube, preparação para o fim dos cookies de terceiros, melhores práticas para ampliar a audiência de newsletters, como extrair o melhor do Google Analytics 4, entre outros. As aulas serão ministradas por especialistas do Google, e ficarão gravadas e hospedadas na plataforma News On Air, proporcionando maior flexibilidade para que os participantes possam acompanhar em seu próprio ritmo.
Na primeira sessão, Bel Curado, Privacy Partnerships no Google, e Laís dos Santos, Gerente de Programa da plataforma, falam sobre o fim dos cookies de terceiros, desabilitados pelo Chrome, em janeiro deste ano, para 1% da sua base de usuários. Neste treinamento, você vai entender como o fim do suporte a cookies de terceiros pode impactar negócios de notícias, entender algumas das melhores práticas sobre o assunto e aprender a gerar um diagnóstico do seu site utilizando a ferramenta PSAT.
O programa é voltado a profissionais que atuam nas áreas relacionadas ao negócio (comercial, produto, mercado leitor, etc) de organizações jornalísticas pequenas e médias. Os participantes com 80% de presença nas sessões ao vivo receberão um certificado da Google News Initiative (GNI).
Na primeira edição do PAD, foram treinados profissionais de mais de 150 veículos associados à ANJ, Aner e Ajor.
Confira a agenda de workshops: