O Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo) anunciou os vencedores do programa Codesinfo – Fundo de Inovação Contra a Desinformação. A iniciativa tem patrocínio da Google News Initiative (GNI), do Google, e irá financiar projetos de soluções tecnológicas inovadoras a serem desenvolvidos em 2024 por organizações jornalísticas brasileiras listadas no Atlas da Notícia.

Após uma seleção rigorosa, cinco organizações jornalísticas brasileiras foram escolhidas para receber investimentos de até R$ 100 mil do Fundo de Inovação. O objetivo é impulsionar projetos de soluções tecnológicas inovadoras destinadas a combater a desinformação online. Essas iniciativas serão desenvolvidas ao longo de 2024.

Os selecionados são: Ambiental Media (SC), Aos Fatos (RJ), Folha de S. Paulo (SP) – jornal associado à Associação Nacional de Jornais (ANJ), Folha do Mate (RS) e Núcleo Jornalismo (SP). Cada uma dessas organizações propôs soluções únicas, incluindo chatbots de verificação, sistemas de monitoramento de anúncios enganosos, criação de vídeos jornalísticos automatizados e plugins para atualização de contextos em reportagens.

Durante a etapa de seleção, foram analisadas 47 propostas pelo júri do programa, levando em consideração critérios como originalidade, exequibilidade técnica, adequação orçamentária, grau de inovação e plano de compartilhamento de resultados.

Sérgio Lüdtke, presidente do Projor, ressalta a importância da iniciativa em promover o compartilhamento de resultados com a comunidade jornalística e pesquisadores da comunicação no país. “Queremos promover um ambiente de maior colaboração e diversidade de modelos de combate à desinformação no país”, diz.

Marco Túlio Pires, líder do Google News Lab no Brasil, destaca a relevância do Codesinfo como um passo crucial para fortalecer o ecossistema brasileiro de informações online. “O Codesinfo dá mais um passo nessa direção, estimulando a troca de conhecimento e o fortalecimento do ecossistema brasileiro de informações online”, comenta.

Projetos selecionados

  • O site Ambiental Media irá usar os recursos do Codesinfo para criar de um assistente de conversa automatizada, ou chatbot, que oferece respostas precisas e em tempo real precisas para checar informações sobre mudanças climáticas, com base no banco de dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).
  • A agência de checagem Aos Fatos vai buscar desenvolver uma ferramenta de monitoramento automático que usa inteligência artificial para coletar e analisar anúncios potencialmente enganosos sobre temas de saúde e que se assemelham a notícias (native ads).
  • O jornal Folha de S.Paulo propôs a criação de um sistema que usa inteligência artificial para criar vídeos curtos a partir de textos e imagens disponíveis no banco de dados do jornal.
  • Folha do Mate quer desenvolver um plugin para sites e sistemas de publicação de notícias que verifica as fontes das notícias e identifica os responsáveis por conteúdos, permitindo acesso fácil a um minicurrículo dos autores, suas capacitações e um selo de verificação de sua identidade.
  • Núcleo Jornalismo tem como proposta desenvolver também um plugin para sites e sistemas de publicação de notícias que habilita um sistema de cartões capaz de automatizar a atualização de contexto em reportagens anteriormente publicadas.

Nos próximos sete meses, as organizações selecionadas vão elaborar planos detalhados para o desenvolvimento de suas soluções, recebendo suporte e mentorias do Projor. Os resultados obtidos serão divulgados para possibilitar sua replicação por outras empresas e iniciativas do setor.

Para mais informações sobre o programa e os projetos vencedores, acesse o site oficial do Codesinfo em https://codesinfo.com.br.