O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e 12 associações e instituições relacionadas ao jornalismo profissional, entre elas a Associação Nacional de Jornais (ANJ), lançam, na terça-feira (6), na sede do Tribunal, uma campanha para colaborar com o combate à desinformação durante o período eleitoral. Com o lema “Jornalismo é confiável, fala nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia”, a campanha usa a linguagem regional para engajar as eleitoras e os eleitores.

A campanha contra a desinformação nas eleições municipais nasceu de um encontro entre a diretora-executiva da Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner), Regina Bucco, com a presidente do TSE, a ministra Cármen Lúcia, no Supremo Tribunal Federal (STF). Na ocasião, a ministra convidou a Aner a preparar uma campanha com foco no processo eleitoral. Em um esforço coletivo, os profissionais das associações e das instituições criaram as frases, votaram nas de maior impacto e desenharam as artes, que foram pessoalmente aprovadas pela ministra.

“Não há democracia forte sem Judiciário independente e sem imprensa livre. A liberdade humana constrói-se democraticamente, na modernidade, com a cidadania presente em eleições nas quais é escolhido aquele que representa cada e todos os cidadãos em processo lícito, transparente e seguro. Para garantir a liberdade, há juízes assegurando a licitude e a lisura do pleito eleitoral e o direito dos eleitores e dos candidatos. E há jornalistas responsabilizando-se pela veracidade de fatos e atos sobre os quais incidem as escolhas cívicas”, destaca a ministra Cármen Lúcia.

O trabalho foi desenvolvido pelos jornalistas e por suas equipes, que sugeriram frases de impacto utilizando a linguagem local de cada uma das regiões do país. Usando o tom da descontração, a campanha mescla o alerta sobre o perigo das mentiras em meio digital e analógico e estimula a checagem das informações antes do compartilhamento das mensagens.

No mesmo dia, serão lançados dois playbooks desenvolvidos pela Aner e pela Secretaria de Comunicação do TSE (Secom/TSE) com informações sobre a instituição e o processo eleitoral. Um deles tem como público-alvo as eleitoras e os eleitores, enquanto o outro é destinado aos jornalistas.

Veja as instituições que participaram da criação da campanha de enfrentamento das mentiras

Abert – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão
Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo
Agência Lupa
Ajor – Associação de Jornalismo Digital
Alright
Aner – Associação Nacional de Editores de Revistas
ANJ – Associação Nacional de Jornais
Aos Fatos
Coar
Instituto Palavra Aberta
Projeto Comprova
Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo
TSE – Tribunal Superior Eleitoral

Serviço:
Lançamento da campanha “Jornalismo é confiável, fala nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia”
Dia 6 de agosto, terça-feira, às 18h
Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – Setor de Administração Federal Sul (SAFS), Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF

Foto: TSE