O Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) lançou, nesta terça-feira (17), o Programa de Indicadores de Compromissos com o Público, projeto que vai acrescentar uma camada de verificação aos sites de organizações jornalísticas listados no Atlas da Notícia, o censo que mapeia a presença do jornalismo local e os desertos de notícias no Brasil.
Os sites de notícias online listados na base do Atlas serão avaliados para conferir a conformidade dos veículos com 11 indicadores que representem seus compromissos com o público. Os veículos não necessitam de inscrição para participar do programa, mas podem já atualizar seus sites seguindo um manual de melhores práticas preparado pelo Projor e que contém desde o detalhamento de cada indicador até sugestões e referências de aplicação.
A primeira fase da avaliação será feita em dois meses, com cerca de 200 organizações, e o resultado será divulgado no final de novembro de 2024, quando o projeto será lançado oficialmente. Sites que tenham conformidade confirmada com ao menos oito dos 11 indicadores receberão um selo para usarem em suas páginas com a inscrição “veículo comprometido com o público” e o número de indicadores com os quais têm conformidade.
Além disso, cada organização contemplada com o selo terá uma página no Atlas da Notícia com a relação dos indicadores com os quais tem conformidade e outros dados do veículo que constam da base do Atlas.
Para o presidente do Projor e coordenador do Atlas da Notícia, Sérgio Lüdtke, “o jornalismo deve ter um compromisso de lealdade com seu público porque é da percepção desse comprometimento que se estabelecem as relações de confiança entre os cidadãos e os veículos de comunicação. E é a confiança que garante uma base sólida às organizações para enfrentar o desafio da sustentabilidade”.
O Programa de Indicadores de Compromissos com o Público é financiado pela Google News Initiative (GNI), do Google.
“O Google tem um compromisso profundo com o jornalismo. Acreditamos que um jornalismo confiável e transparente é essencial para uma sociedade informada e engajada. O Programa de Indicadores de Compromissos com o Público do Projor vai nessa direção, contribuindo para ampliar a credibilidade do jornalismo e fortalecer o jornalismo local no Brasil, e estamos orgulhosos de apoiar esta iniciativa”, declarou a gerente de Relações com a Indústria de Notícias no Google no Brasil, Natália Mazotte.
A lista dos indicadores foi definida pelos membros do Projor e submetida à apreciação de associações que representam veículos noticiosos. O programa vai identificar nos sites de notícias a presença das seguintes informações, seções ou declarações públicas:
- Expediente
- Princípios editoriais
- Política de correção de erros
- Afiliação a associações setoriais do jornalismo
- Acesso aos profissionais da Redação
- Propriedade do veículo
- Identificação clara de conteúdos patrocinados
- Transparência de financiamento
- Identificação de autoria
- Política de privacidade
- Acessibilidade
O Atlas da Notícia foi inspirado no projeto America’s Growing News Desert, da revista Columbia Journalism Review, que mapeou a presença de jornais nos Estados Unidos em meio à disrupção do modelo de negócios causada pela revolução digital e provocado o fechamento de diversos veículos jornalísticos.
Já em sua sexta edição, o Atlas vem realizando anualmente um censo até então inédito das publicações jornalísticas no Brasil, identificando também os chamados “desertos de notícia”, localidades sem fontes de notícia local. Patrocinado inicialmente pelo Meta Journalism Project e apoiado pela Intercom e Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), com desenvolvimento da agência de dados Volt Data Lab, o projeto atualmente recebe financiamento da Google News Initiative e também se dedica à análise qualitativa dos dados levantados, buscando avaliar o tipo de cobertura realizada e tendências associadas à migração de veículos para a internet.