O artista visual Cau Gomez, da equipe do jornal A Tarde (BA), organização filiada à Associação Nacional de Jornais (ANJ), venceu o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, em sua 46ª edição, na categoria Arte, com a charge intitulada ‘A Cultura do Estupro’. O trabalho critica, por meio do traço marcante do chargista, o polêmico projeto de lei que tramita no Congresso Nacional equiparando o aborto, mesmo nos casos de frutos de violência sexual, ao crime de homicídio.

‘A Cultura do Estupro’ | Foto: Cau Gomez | Editoria de Arte A Tarde

“Posso afirmar agora, depois de saber o resultado desta premiação individual, tão significativa para o humor gráfico e o jornalismo baiano, que o meu desenho e a minha produção de cartuns se tornarão mais combativos ainda, no sentido de denunciar todos os tipos de abusos e de violências contra a infância, como no caso desta charge que trata do amargo tema sobre a ‘cultura do estupro’, onde uma menina é massacrada duas vezes: pelo estuprador e pela moral conservadora e reacionária de parte da sociedade brasileira”, comentou o chargista.

Aos 52 anos, mineiro de Belo Horizonte, radicado há vários anos na Bahia, Cau Gomez é um dos artistas gráficos mais premiados de sua geração. Trabalha há mais de três décadas como artista gráfico e visual, caricaturista e ilustrador, tendo atuado em alguns dos principais veículos impressos de comunicação do Brasil.

Atualmente, publica charges e ilustrações em A tarde e na revista Courrier International, na França, além de manter ateliê-estúdio próprio em Salvador, no bairro do Rio Vermelho.

Ele já conquistou mais de 60 premiações em diversos festivais e salões de humor, no Brasil e no exterior. Dentre eles, em 2021, no PortoCartoon World Festival (Portugal), na 31º Bienal Internacional de Humorismo de Tolentino (Itália), no World Cartoon Festival (Quênia), só para citar alguns recentes.

No ano passado, lançou um livro comemorativo de ilustrações, cartoons e caricaturas – A Arte e o Humor Gráfico de Cau Gomez – 30 Anos de Bahia, acompanhado de uma exposição individual na Galeria Arcos, da Caixa Cultural Salvador.

Mais recentemente, em junho deste ano, Cau Gomez foi vencedor do Prêmio 1ª Bienal Internacional de Humor Político en La Havana, San Antonio de Los Baños, em Cuba.

A cerimônia de premiação acontece no dia 29 de outubro, às 20h, no Teatro Tucarena, da Pontifícia Universidade Católica (PUC), em São Paulo.

Foto do topo: