“Fake news envenena, jornalismo cura”. Esse é o tema do projeto “Juntos pela Verdade”, lançado na semana passada pelo jornal A Gazeta com o objetivo combater a desinformação e defender a credibilidade do jornalismo profissional em busca do fortalecimento da democracia.
A campanha convida todos os cidadãos a se unirem contra as chamadas “fake news” e está inserida no The Trust Project – consórcio internacional de veículos de mídia que aposta na checagem de fatos e se compromete em zelar pela informação de qualidade e transparente. A Gazeta faz parte do “Trust” desde 2021.
Além do convite aos capixabas para estarem todos “Juntos pela Verdade” (assista aqui o vídeo), a campanha contempla outras iniciativas, como o projeto Informação de Verdade, que levará jornalistas de A Gazeta até escolas de ensino médio para ensinar sobre checagem de fatos e como combater fake news. Quase 50 escolas se inscreveram para receber a primeira etapa do projeto, sendo que cinco serão selecionadas e receberão os treinamentos.
Um primeiro workshop do projeto foi dedicado aos funcionários da Rede Gazeta, e foi comandado pelo editor-executivo de performance de A Gazeta, Aglisson Lopes; o editor Geraldo Campos Jr; e a repórter Natalia Bourguignon.
Há ainda ações que já são feitas pela redação, como o Passando a Limpo – Eleições, que checa boatos sobre as eleições no Espírito Santo em parceria com o Google; e o Projeto Comprova, coalização de veículos de imprensa da qual A Gazeta faz parte para verificar conteúdos que viralizam na internet.
“Desde 2017 já temos o Passando a Limpo, que foi reconhecido pelo Comprova, referência em checagem de notícias no Brasil. Hoje, temos um time de checadores e o projeto Informação de Verdade, em que vamos a cinco escolas para mostrar, com técnicas, o que realmente é verdade ou não. É mais uma ação que vamos mostrar pra sociedade que exercemos aqui”, afirmou Elaine Silva, editora-chefe de A Gazeta/CBN.
Elaine fez um alerta sobre a importância do ano eleitoral para que os conceitos de transparência, credibilidade e relevância estejam cada vez mais evidentes para o público. “Ingressar no The Trust foi um trabalho árduo de mais de um ano. Não se trata apenas de uma campanha, mas de um processo, no qual temos que nos aproximar ainda mais do leitor, mostrando nosso compromisso com a precisão e credibilidade”, garantiu.
Durante o lançamento do “Juntos pela Verdade”, o diretor-geral da Rede Gazeta, Marcello Moraes, reforçou que o trabalho conjunto em prol de um jornalismo cada vez melhor é essencial. “Nosso trabalho é cada vez mais ter um jornalismo de mais qualidade. Esse é um trabalho de toda a Rede Gazeta como propósito da organização, que é contribuir para o desenvolvimento do Estado”.
Marcello também destacou a importância da certificação de A Gazeta pelo The Trust Project, uma coalizão internacional formada por mais de 200 veículos de imprensa, entre eles El País, BBC, The Economist, Washington Post, Corriere Della Sera e Folha de S.Paulo. Trata-se de uma organização internacional de acreditação do trabalho da imprensa. Como o jornalismo é a essência do nosso trabalho, essa responsabilidade é de todos”, destacou.
Abdo Chequer, diretor de Jornalismo da Rede Gazeta, destacou que a verdade é o horizonte da empresa: “Fake news existem para provocar na gente o ódio. A mentira instalou-se dentro da sociedade. Qual o propósito das fake news? Destruir a democracia. Nosso propósito, como uma empresa de jornalismo, é mostrar a verdade. Temos que trabalhar juntos, dar os braços e dizer: a verdade está com a gente, podem confiar”, afirmou.
Márcio Chagas, diretor de Mercado da Rede Gazeta, explicou o objetivo da campanha e o processo de construção do VT que começou a ser veiculado na TV Gazeta. Ele também frisou que, em ano de eleições, o trabalho do jornalismo é ainda mais relevante para resguardar a democracia.
O QUE É O THE TRUST PROJECT?
É uma rede global de organizações de notícias que trabalham para afirmar e ampliar o compromisso do jornalismo com a transparência, precisão e inclusão. O objetivo é deixar bem claro para todos os leitores informações sobre os profissionais envolvidos nas reportagens, distinção entre o que é notícia, conteúdo patrocinado e opinião, disponibilizar canais de contato para sugestões e reclamações, bem como explicitar os princípios editoriais, política de correção de erros, organograma e as fontes de financiamento da organização.