LABORATORIO DE PERIODISMO
A crise na indústria da mídia, especialmente no caso dos jornais impressos, enfraqueceu, senão dinamitou, alguns projetos que buscavam educar crianças menores e escolares até o ensino médio no uso de jornais. Embora nem sempre projectos como a escola de imprensa, que geralmente apoiava financeiramente as administrações, tenham tido muito interesse e por vezes apenas uma forma de subsidiar os meios de comunicação , há outros casos em que os jornais trabalharam de mãos dadas com escolas para criarem em conjunto um suplemento semanal ou regular de qualidade que coloque aos olhos das crianças a importância do jornalismo para ser mais educado, mais crítico e menos dependente. Além dos projetos de imprensa-escola, há anos muitos jornais mantêm seções voltadas para o público infantil, seja nas revistas dominicais ou nas próprias páginas do cotidiano, nas quais buscam aproximar as crianças do mundo das notícias, na tentativa também de retê-los para o futuro. Um dos erros endógenos que contribuíram para a deterioração da imprensa, ou seja, não poder planejar a longo prazo quando a receita era importante e, em parte, afastar-se do leitor, já o fazia no final dos anos 1990 e início dos 2000. XXI, que essas seções dêem lugar a outras “mais lucrativas”, voltadas para nichos com poder aquisitivo e resultados imediatos. O The New York Times, por exemplo, prepara um produto especial para crianças, elaborado pelos responsáveis dos especiais sobre culinária e Palavras Cruzadas (imagem).