A edição 2024 dos Labs GNI de Transformação Digital, com foco em promover melhores estratégias de negócio na indústria jornalística, segue anunciando novos programas. Este ano, uma nova turma do Lab de Desenvolvimento de Audiência inicia em junho, com a participação de 15 organizações de notícias. As inscrições estão abertas e devem ser feitas até o dia 1 de maio. A iniciativa é uma parceria da ANJ com a Google News Initiative (GNI).
Assim como no ano passado, o Lab vai focar nos fundamentos do desenvolvimento (e do funil) da audiência digital em diversos canais, na aplicação de métodos ágeis e, claro, na definição de metas estratégicas. O programa é virtual, com sessões ao vivo para todo o grupo e também com mentoria dedicada a cada organização. A Blue Engine Collaborative é a responsável pela experiência do Lab, organização do currículo e gestão dos encontros em grupo e individuais. As vagas são exclusivas para associados da ANJ.
“Além de todo conteúdo repassado nos encontros ao vivo, os participantes terão acesso a uma mentoria dedicada e específica com um especialista da Blue Engine. Essa atenção focada nas necessidades de cada organização reflete diretamente nos resultados e no impacto do Lab”, afirma Sabrina Passos, diretora de gerenciamento de programas da BE para as Américas. “Os participantes passam a ter acesso direto a nosso time, formado por profissionais experientes no desenvolvimento de audiência em todo o mundo”.
Os Labs de Desenvolvimento de Audiência têm duração de 12 semanas e as organizações participantes devem indicar de 3 a 5 profissionais de diferentes áreas, além de dispor de pelo menos 5 horas semanais para as atividades do programa. As inscrições (uma por organização) podem ser feitas neste link. O resultado dos times selecionados deve ser divulgado ainda em maio.
“Temos construído uma série de programas de treinamento e consultoria em parceria com associações de notícia com o intuito de desenvolver as habilidades necessárias para que os veículos ampliem audiência e receita de forma sustentável e autônoma. Estamos animados com os resultados que essas novas turmas participantes do lab de Audiência vão apresentar no fim da jornada”, afirma Natália Mazotte, gerente de relacionamento com a indústria de notícias no Brasil no Google.
“Esse programa é uma excelente oportunidade para os jornais mudarem de patamar na sua atividade digital. A possibilidade de uma consultoria especializada e individualizada de acordo com as características do veículo potencializa ainda mais as virtudes do Lab GNI de Desenvolvimento de Audiência”, diz o presidente-executivo da ANJ, Marcelo Rech.
Em 2023, o grupo participante do Lab GNI de Desenvolvimento de Audiência teve uma melhoria de 137% nas métricas de crescimento de audiência e engajamento. As equipes que se concentraram no crescimento da audiência diretamente adicionaram em média 31% mais de usuários ao site, seguidores nas redes sociais e assinantes de newsletters.