A tecnologia a serviço do jornalismo local e da prestação de serviço a comunidades com foco no engajamento de audiências inspira projetos selecionados para a fase de mentoria e fundos do programa “Acelerando a Transformação Digital com ANJ e Aner”. Confira abaixo detalhes das propostas de O POVO, do Ceará, A Gazeta, do Espírito Santo, Grupo Liberal, de Belém (PA) e Folha do Mate, de Venâncio Aires (RS). O “Acelerando” é desenvolvido pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) em parceria com o Meta Journalism Project e o Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, na sigla em inglês). Os projetos escolhidos para a última fase do programa terão mentoria pelo período de três meses e fundos de US$ 15 mil.

Regina Ribeiro, uma das editoras-chefes de O POVO Mais, do jornal O POVO.

“Estruturar uma área de live streaming para o desenvolvimento de produto ao vivo, de distribuição multicanal, aglutinado com vídeos de pós-produção em busca de penetração segmentada. O foco será a construção de um programa de grade voltado para informação e análise. A ideia é lançar um produto de streaming audiovisual com foco local. Acreditamos que esse projeto está de acordo com nossa estratégia de irrigar de forma sustentável produtos audiovisuais a fim de ampliar a base de audiência, além de elevar nosso nível de competitividade no mercado e ampliar receita em 3 eixos: mídia programática, patrocínio e assinatura (este último com a visão de termos blocos exclusivos para nossa área fechada). Entre os objetivos da proposta destacam-se:
– Produzir e distribuir para a base de assinantes um produto audiovisual ao vivo com foco em análise dos principais fatos jornalísticos com repercussão local e nacional;
– Ampliar a produção de conteúdo audiovisual capaz de proporcionar crescimento na base da audiência da empresa e elevar o número e assinantes pagos;
– Expandir a capacidade de geração de vídeos que possam ser distribuídos nas diversas plataformas da atuação da empresa: site, plataforma O POVO Mais e mídias sociais.”

Eduardo Lindenberg, Diretor de Inovação e Novos Negócios da A Gazeta, do Espírito Santo

“O nosso projeto é sobre comunidades de interesse. Iremos lançar iniciativas e ferramentas para facilitar interação segmentada entre nossos usuários e a redação. Esse projeto começou a ser desenhado com objetivo de criar sub-comunidades dentro da nossa base de assinantes, segmentando-os por áreas de interesse e oferecendo conteúdo e benefícios mais específicos às suas demandas, aumentando engajamento, melhorando retenção e abrindo novas oportunidades de monetização. Entendemos que além de tecnologia, nosso conteúdo, reputação e acesso a audiência podem acelerar muito o desenvolvimento de comunidades mais fortes, engajadas e bem informadas.”

Daniel Nardin, Diretor de Conteúdo do Grupo Liberal, de Belém (PA)

“O Grupo Liberal está presente na Amazônia há 75 anos, construindo forte credibilidade com o jornalismo que produzimos. O projeto apresentado e aprovado vai na linha que já estamos atuando, em plena transformação digital, em multiplataformas. Com a mentoria de especialistas e o investimento, poderemos avançar ainda mais nesse sentido. O projeto buscará dar ainda mais visibilidade para a Amazônia – seus problemas, desafios, soluções e oportunidades – a partir do olhar e da voz de quem vive na região. A tecnologia já nos permite isso e como atuamos em multiplataformas, daremos ainda mais espaço e visibilidade para esta temática. Certamente será um enorme ganho, ampliando e aprofundando nossa presença e reforçando nosso conteúdo em diversas plataformas como fonte confiável de informação e conhecimento sobre a Amazônia.”
Foto de Tarso Sarraf

Paula Carvalho, Diretora Comercial da Folha do Mate, de Venâncio Aires (RS)

“Em linhas gerais, o projeto inscrito trata de uma plataforma de conteúdos dinâmicos e interativos sobre Venâncio Aires, direcionada especialmente a estudantes de anos iniciais, quando o currículo prevê que estudem história e geografia do município. Além disso, prevê a produção de minidocumentários jornalísticos e atualizações sistemáticas sobre história recente e dados da atualidade, o que temos convicção que ampliará seu alcance para todas as pessoas que possam se interessar pelo município. Prestes a completar 50 anos, em outubro de 2022, a Folha do Mate planeja deixar um legado para Venâncio Aires, seu município sede, com uma nova plataforma online direcionada ao resgate e preservação da história do município.”