Começa no dia 31 de maio a série de cinco sessões exclusivas para profissionais da ANJ e da Aner dentro do programa “Acelerando Negócios Digitais”, realizado pelo International Center for Journalists (ICFJ), com apoio da Meta e em parceria com associações ligadas ao jornalismo. Todas as aulas acontecerão às quartas-feiras, às 10h. Inscreva-se aqui.

Veja como serão as sessões:

31 de maio: Monetização de conteúdo, com Guilherme Ravache

Ravache é consultor digital e colunista que ajuda marcas na transição para o digital, criar estratégias de entrada no mercado para reestruturar seus negócios e reparar ações, obter mais receita e se destacar no ambiente online. Ele publica regularmente artigos sobre inovação e mídia na MIT Technology Review Brasil, Notícias da TV, Jornal do Commercio (JC) e TV Cultura. Mmais recentemente, se tornou colunista também do Valor Econômico. Atua como mentor em diferentes programas de inovação no jornalismo com apoio da Meta.

 

 

 

14 de junho: Criação e gestão de comunidades, com Sérgio Lüdtke

Editor-chefe do Projeto Comprova, uma coalizão de 33 veículos de comunicação para combater a desinformação, desde sua primeira edição em 2018. Atualmente, também coordena os cursos da Abraji e a equipe de pesquisadores do Atlas da Notícia no Projor. Começou sua carreira como editor de livros e em 2001 migrou para o Jornalismo digital, dirigindo a área de conteúdo do clicRBS, então o maior portal regional de internet do Brasil. Em 2009, mudou-se para São Paulo para coordenar as plataformas digitais da revista Época na Editora Globo. Em 2012, criou a consultoria Interatores e passou a coordenar o Master em Jornalismo Digital no ISE. Como consultor e pesquisador, organiza cursos para jornalistas em diversas redações e é responsável por duas grandes pesquisas sobre empreendedorismo no jornalismo digital.

 

28 de junho: Audiência e métricas como fonte de tomada de decisão, com Ethar El-Katatney

Ethar é um contadora de histórias, curiosa sobre todas as coisas relacionadas a vídeos. Nas palavras da autora: “venho da terra dos faraós e sou apaixonada por tudo relacionado a vídeo, público jovem e estratégia de redação. Tenho 15 anos de experiência impressa, online, TV e digital, fazendo reportagens em todo o Oriente Médio e viajando para mais de 40 países para dar palestras e reportagens – de uma favela no Sudão a uma mesquita na Rússia. Já ganhei prêmios internacionais pelo meu trabalho, publiquei um livro, atuei em algumas peças e quase ganhei um reality show tipo Aprendiz.”

 

 

 

12 de julho: Tecnologias que impactam nosso negócio e o consumo (5g, IOT, blockchain, IA), com Aimee Rinehart 

Aimee Rinehart é gerente de programa da iniciativa Local News AI da Associated Press. Antes de ingressar na AP, ela foi vice-diretora do New York Bureau do First Draft, ajudando jornalistas e redações a identificar, verificar e relatar com responsabilidade informações incorretas e desinformadas durante os ciclos eleitorais de 2018 e 2020 nos EUA. Em 2018, ela gerenciou o Comprova, um projeto para monitorar e analisar desinformação e desinformação sobre as eleições brasileiras de 2018. Aimee começou a trabalhar online em 1996 e foi criadora digital no The New York Times, e voltou a imprimir brevemente como editora do Wall Street Journal Europe em Bruxelas.

 

 

26 de julho: Metodologias ágeis para desenvolvimento de produto, com Luis Alt 

Luis Alt utiliza o Design de Serviço para ajudar organizações a serem melhores para seus clientes, fazer o bem e obter melhores resultados. Ele também é fundador e um dos responsáveis pela operação brasileira da Livework, a primeira consultoria de Design de Serviço do mundo, criada em Londres em 2001. Criador do primeiro curso de Design Thinking da América Latina, no Centro de Inovação e Criatividade da ESPM São Paulo. Autor do best-seller Design Thinking Brasil, o primeiro livro sobre o assunto escrito em português. Um dos fundadores do capítulo brasileiro da SDN (Service Design Network), principal rede global de Design de Serviço. Desde 2017 membro do júri do principal prêmio global de Design de Serviço, o Service Design Award, da SDN. Professor, autor e palestrante sobre inovação, design, experiência do
cliente e do colaborador e métricas de serviço.