A transformação digital para atender melhor as comunidades. Esta é uma das metas de projetos de jornais associados da ANJ selecionados para a fase de mentoria e fundos do programa “Acelerando a Transformação Digital com ANJ e Aner”. Veja abaixo detalhes das propostas do Grupo Sinos, do Rio Grande do Sul, Diário da Amazônia, de Rondônia, e do Sistema Verdes Mares – jornal Diário do Nordeste –, do Ceará. O “Acelerando” é desenvolvido pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) em parceria com o Meta Journalism Project e o Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, na sigla em inglês). Os projetos escolhidos para a última fase do programa terão mentoria pelo período de três meses e fundos de US$ 15 mil.

Grupo Sinos, do Rio Grande do Sul

Igor Muller, Editor-Chefe, e Bibiana Momberger, Analista de Projetos e Dados

O projeto do Grupo Sinos (Novo Hamburgo/RS) selecionado para o programa Acelerando a Transformação Digital prevê a criação de um novo portal de conteúdo multimídia focado inicialmente na área de cobertura dos jornais da empresa, que inclui Região Metropolitana e Vales do Caí e do Sinos, além de outras regiões do estado. Com este novo produto, o Grupo Sinos vai ampliar sua presença digital, reafirmando o vínculo com as comunidades nas quais está inserido, tendo a oportunidade de desenvolver novos negócios e fontes de receita. O programa agregará valor ao produto, ajudando a ampliar ainda mais as métricas de audiência, de assinantes e publicidade digital dos veículos do Grupo Sinos, através de conteúdos mais dinâmicos e criativos.

Diário da Amazônia, de Rondônia.

John Allan, Gerente Administrativo, Solano Ferreira, Gerente de Jornalismo, e João Manoel da Silva Neto, Assessor Administrativo

O objetivo geral é remodelar o negócio tradicional, reaproveitar e treinar equipe existente, evitando desemprego, focando na digitalização do core business do Diário da Amazônia. Do ponto de vista mensurável, alcançaremos o objetivo com a implantação de uma plataforma digital integrada, maior adesão do público alvo e aumento de rentabilidade. A efetivação dos objetivos, que envolve toda a organização, irá ajudar na sustentabilidade do negócio a médio e longo prazo.
Metas gerais:
– Inovação;
– Aumento de Receita;
– Ampliar campo de atuação;
– Gerar valor na marca;
– Aumentar Público Alvo;
– Aumentar modelos de monetização.
Metas de curto prazo:
– Implementar cultura da inovação;
– Ampliar campo de atuação;
– Aumentar modelos de monetização.
Metas de longo prazo:
Aumento de Receita;
Gerar valor na marca;
Aumentar Público Alvo.

Sistema Verdes Mares, jornal Diário do Nordeste, do Ceará

Ívila Bessa. Diretora Digital

“Queremos construir um Score de Qualidade para responder o que é o valor de conteúdo para o leitor e orientar a redação em decisões”