Para celebrar o Dia dos Mortos (2 de novembro), uma equipe do Los Angeles Times criou um espaço para que os leitores pudessem fazer homenagens digitais aos entes queridos que já faleceram.

Os jornalistas esperavam cerca de 50 inscrições para a proposta. Mas no final do dia, quando o altar virtual foi fechado, havia mais de 1 mil oferendas. “[O projeto] é “um exemplo do que acontece quando você escreve para uma comunidade em vez de apenas sobre ela”, escreve Kristen Hare, no Poynter.

A ideia do altar digital começou em um canal privado do Slack para funcionários latinos do o Los Angeles Times – O feriado do Dia dos Mortos (no Brasil, Dia de Finados) é celebrado no México e em partes da América Latina e dos Estados Unidos – e cresceu quando jornalistas de diferentes departamentos colaboraram para torná-lo realidade.

“[No Los Angeles Times] basicamente, temos que construir a confiança da comunidade latina, e este projeto foi uma tentativa de fazer isso”, disse Vanessa Martínez, jornalista de dados e gráficos.

A equipe por trás do altar digital esperava construir algo do qual as pessoas quisessem fazer parte. Foi tomado um cuidado extra com o projeto, com os uploads de cada oferenda feitos manualmente, certificando-se da permissão para uso de imagens.