A Associação Nacional de Jornais (ANJ), junto com a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER), lança hoje (20) o programa “Acelerando a transformação digital com Aner e ANJ”, desenvolvido em colaboração com o Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) e o Facebook Journalism Project. A iniciativa, dirigida a jornais e revistas de todo o país, conta com uma série de treinamentos, mentorias e fundos de inovação, no valor de US$ 15 mil por projeto selecionado ao término do programa. As inscrições podem ser feitas neste link até o dia 31 de outubro.

O programa visa ajudar as organizações de notícias, de todos os tamanhos e regiões do país, a promover a transformação digital, a construir modelos de negócios sustentáveis – dentro e fora do Facebook –, a desenvolver novas audiências, além de fortalecer a sua cobertura em todo o país.

“O treinamento oferece conhecimento fundamental para que os editores, sobretudo os de veículos regionais e locais, possam monetizar seus modelos de negócios em meio à Era digital”, diz Ricardo Pedreira, diretor-executivo da ANJ. “Os jornais têm esse desafio pela frente e a ANJ está trabalhando para que possam enfrentá-lo da melhor forma”, completa.

“Na ANER estamos muito empolgados com o programa. Traremos capacitação para os editores e a oportunidade única de acesso a nomes internacionais referência na transformação digital”, afirma Rafael Menin Soriano, presidente da ANER.

Focada nos desafios de jornais e revistas, esta primeira edição será desenvolvida em duas fases e terá início com uma série de seis treinamentos virtuais com especialistas internacionais em mídia, a partir do dia 11 de novembro.

As sessões abordarão diferentes tópicos, como a maneira em que as organizações de notícias podem melhorar sua experiência com dispositivos móveis, como gerar receita por meio de formatos digitais, maneiras de desenvolver e envolver o público e como adotar e analisar indicadores de desempenho.

Após a conclusão desta primeira fase do treinamento, os participantes também poderão se inscrever para a segunda etapa do programa, que incluirá sessões de mentoria e fundos de inovação, que acontecerão em 2022. O treinamento oferecerá, por três meses, um coaching estratégico e tático com especialistas da indústria, juntamente com fundos de US$ 15 mil para apoiar os participantes selecionados no desenvolvimento de projetos, produtos ou em melhorias de processos.

O Facebook está investindo mais de US$ 2,6 milhões no Brasil, dos quais US$ 1,5 milhão serão dedicados a fundos, treinamento e sessões de mentoria com especialistas do setor. O programa anunciado hoje faz parte do investimento de 3 anos divulgado no mês passado, para apoiar uma diversidade de organizações de notícias, desde veículos nativos digitais, até jornais e revistas, além de treinar milhares de jornalistas.

Inscreva-se aqui: https://bit.ly/AcelerandoTransformacaoDigital