Estudo conduzido pelo professor de Estudos de Jornalismo da Universidade de Amsterdã Tim Groot Kormelink detalha quais são as principais razões apresentadas pelas pessoas para não pagar a assinatura de um jornal, tanto impresso quanto digital.
Na pesquisa, 68 participantes experimentaram uma assinatura experimental (gratuita) de um jornal holandês (com quatro opções de escolha) por três semanas e foram entrevistados por razões pelas quais não assinaram.
De acordo com a pesquisa, há quatro razões para não se inscrever: preço, muitas notícias disponíveis gratuitamente, não querer se comprometer e problemas técnicos e de entrega.
Preço
De longe, o motivo mais citado para não pagar por notícias foi o preço de uma assinatura. O relatório distingue cinco subtemas relacionados ao preço: muito caro, assinatura impressa como preço de referência, preocupações regulatórias, saturação de assinatura e uso insuficiente.
Chega de notícias disponíveis gratuitamente
A segunda principal razão para não pagar por notícias é que elas estão disponíveis gratuitamente online, tanto em qualidade quanto em quantidade suficiente. Embora se reconheça que as notícias pagas tendem a ser mais detalhadas, para alguns participantes o nível de profundidade proporcionado por sites e aplicativos de notícias gratuitos é suficiente.
Comprometimento
A terceira razão para não querer pagar por uma assinatura de notícias foi o senso de compromisso dos participantes, de três maneiras: manter uma assinatura, comprometer-se com um meio e comprometer-se a ler as notícias.
Entrega e problemas técnicos
Por fim, ter problemas durante a assinatura de teste foi um motivo para não pagar pela notícia. Durante o período de investigação, houve alguns problemas com a entrega das edições impressas e digitais.