Dezenas de jornais ibero-americanos publicaram nesta sexta-feira (3), em uma ação de coesão da imprensa, um anúncio alusivo ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Integram a ação todos os meios de comunicação de língua espanhola e portuguesa membros das Associações de Meios de Comunicação da Argentina (ADEPA), Brasil (ANJ), Colômbia (AMI), Chile (ANP), Equador (AEDEP), Espanha (AMI), México (MX Media Alliance), Peru (CPP), Portugal (APIMPRENSA), dos países latino-americanos membros da SIP-IAPA (Associação Interamericana de Imprensa) e WAN -IFRA (World Association of News Publishers (WAN-IFRA).
Com a publicidade, os veículos renovam seus compromissos com o dever de praticar o jornalismo com responsabilidade, de produzi-lo com excelência, honestidade e transparência. “Acreditamos no Jornalismo” é uma campanha criada pela agência de publicidade espanhola Portavoz para a AMI Espanha em 2020, com muito significado, e que hoje reúne meios de comunicação e associações de vários países em torno do seu compromisso com o jornalismo e da sua missão de informar, também como acontece com os valores que o sustentam.
Esse esforço está alicerçado na necessidade de um autoexame permanente para melhorar a prestação deste serviço, para levar informação verdadeira, clara e útil às comunidades, destacando o valor dos bons jornalistas e do bom jornalismo, entendendo que esta é a melhor ferramenta cidadã para combater as notícias falsas e a desinformação que tanto prejudicam a coexistência nas nossas sociedades.
Traz uma mensagem eterna, porque corresponde à essência do trabalho jornalístico e aos compromissos incontornáveis dos jornalistas e dos meios de comunicação social para com o povo. E deve permanecer ativo como sinal de compromisso com os seus valores, de abertura em permanente estado de autocrítica, para garantir que nas diferentes comunidades de língua espanhola e portuguesa nunca faltem meios de comunicação, plurais e fiéis à sua vocação de serviço num ambiente democrático com imprensa livre, direito à informação e liberdade de expressão.