Três filiados à Associação Nacional de Jornais (ANJ) estão entre os vencedores da edição deste ano do Digital Media Awards LATAM & North America da World Association of News Publishers (WAN-IFRA): Editora Globo, Grupo RBS e Rede Gazeta.
O projeto ‘Cidadão Global’, uma iniciativa do jornal Valor Econômico e do banco Santander, foi o vencedor do prêmio na categoria “conteúdo de marca”. Com isso, o projeto se classificou para concorrer ao Digital Media Awards Worldwide.
Realizada em dezembro de 2022, a quinta edição do Cidadão Global reuniu mais de 600 convidados no Teatro Santander, em São Paulo, para discutir o tema “ESG, do discurso à prática” e contou com a participação de experts como Sanda Ojiambo (CEO do Pacto Global), Jeremy Oppenheim (Fundador da Systemiq) e Paul Polman (autor e empresário), com mediação do advogado Ronaldo Lemos. Na ocasião, os palestrantes apontaram caminhos para atingir as metas ESG.
“Por meio do Cidadão Global, Santander e Valor Econômico promovem temas essenciais para a sociedade brasileira. Para além do evento presencial, trata-se uma plataforma de conteúdo, em diferentes formatos, alcançando o grande público”, destaca Edward Pimenta, diretor do G.Lab, área de branded content da Editora Globo e do Sistema Globo de Rádio (SGR).
“Sempre tivemos foco em ampliar o alcance, garantir capilaridade, engajamento e frequência em torno dos conteúdos produzidos, intercalando as plataformas. As publicações tinham início em torno de dois meses antes da data do evento em si e continuavam por até três meses após a realização do mesmo”, afirma Chris Bertelli, gerente do G.Lab, responsável pela coordenação do projeto. “É um orgulho muito grande fazer parte desse projeto desde o início”.
ePaper
O projeto Acervo ZH, de GZH, do Grupo RBS, por sua vez, foi reconhecido na categoria Melhor Conceito de ePaper. O gerente de Jornalismo Digital, Rodrigo Müzell (foto do topo), recebeu a distinção.
Segundo a gerente de produto e experiência digital de GZH, Débora Pradella, o Acervo ZH foi fruto de um amplo trabalho de pesquisa com usuários, com o envolvimento de profissionais de várias áreas, o que agrega ainda mais valor para o assinante.
“Estamos muito orgulhosos com o reconhecimento deste produto, que tem um papel importante em manter viva a memória do Rio Grande do Sul. Ao digitalizar e tornar acessíveis mais de 60 anos de edições de Zero Hora, levamos ao digital a história do nosso Estado e do principal jornal do sul do país”, afirma Débora.
O projeto Acervo ZH tem o objetivo de permitir acesso a edições completas de ZH a partir de 1999 e capas de 1964, ano da fundação do jornal, até 1998.
O acervo está disponível para assinantes premium de GZH. Na versão web, o acesso é realizado por meio de uma aba no canto direito da Edição Digital de Zero Hora, visível apenas por quem é contratante do plano. Já no app GZH, é possível realizar a busca na capa da Edição Digital, no menu do topo da tela.
É possível ler as edições completas com todas as funcionalidades do flip, ou seja, navegar pelas páginas, dar zoom, pesquisar dentro da edição e salvar para ler depois (apenas no app). Também é possível pesquisar dentre as edições disponíveis por termos, datas e cadernos (ativos e descontinuados). Os resultados podem ser edições completas ou páginas específicas.
The Trust Project
A experiência de A Gazeta, site de notícias da Rede Gazeta (ES), ao adotar indicadores de credibilidade desenvolvidos pela organização The Trust Project também foi premiada, na categoria “Melhor iniciativa de credibilidade”.
Os indicadores de credibilidade auxiliam a conectar jornalismo e leitores por meio da transparência nos processos. O objetivo final é deixar bem claro para todos os leitores informações sobre os profissionais envolvidos nas reportagens, distinção entre o que é notícia, conteúdo patrocinado e opinião; disponibilizar canais de contato para sugestões e reclamações, bem como explicitar os princípios editoriais, política de correção de erros, organograma e as fontes de financiamento da organização. Enfim, elementos que ajudam o leitor a compreender o trabalho jornalístico e garantir canais para que ele possa sempre contribuir.
A adesão de A Gazeta ao The Trust Project ocorreu em julho de 2021, após quase um ano de trabalho interno envolvendo os times de Jornalismo, Desenvolvimento e Produto. O período foi marcado por intensa discussão sobre a prática jornalística e recursos que deveriam ser criados ou melhorados para ampliar a conexão do público com o conteúdo de A Gazeta.
“Nosso ingresso no The Trust Project em 2021 já foi uma grande conquista. Agora a conquista deste prêmio mundial coroa todo trabalho da redação para se aproximar do nosso público, com transparência e credibilidade. Conseguimos mudar cultura, implementar novos processos, e aplicar mecanismos que nos garanta interagir mais com a audiência, aumentar nossa checagem dos fatos e mostrar como trabalhamos. Houve um tempo duro de trabalho para fazer isso tudo acontecer, agora é tempo de colher os frutos. Estamos muito felizes”, diz a editora-chefe de A Gazeta, Elaine Silva.
Para o diretor-geral da Rede Gazeta, Marcello Moraes, “uma conquista desse nível indica que estamos no caminho certo: buscar o maior alcance do jornalismo com qualidade e diálogo com os leitores. É uma relação de mão dupla com a nossa audiência, porque ao mesmo tempo em que entregamos a informação, também recebemos críticas e sugestões de melhoria. O Trust Project nos coloca num patamar internacional de credibilidade e reforça nosso compromisso com os capixabas”, pontua ele.
O prêmio foi recebido em mãos pelo editor de performance de A Gazeta, Aglisson Lopes, que liderou o trabalho de ingresso ao Trust juntamente com as editoras Gisele Arantes e Carol Rodrigues. “O maior beneficiado certamente é a nossa audiência. Não estamos interessados apenas em números, pageviews, usuários. Queremos construir relações mais sólidas com nossos leitores, garantir a eles a oportunidade de participar e compreender o trabalho jornalístico de A Gazeta. Para nós, isso está profundamente conectado com a missão da Rede Gazeta, que é contribuir para o desenvolvimento do Espírito Santo sob todos os aspectos”, afirma Aglisson.
“O compromisso com a verdade é condição primária e fundamento do jornalismo. Mas sabemos que em muitas circunstâncias verdade é algo difícil de se garimpar porque muitos querem escondê-la ; é preciso paciência, técnica e, mais do que tudo, estar disposto a ouvir todos os lados de uma história. Um prêmio como esse coroa nossos esforços de entregarmos à sociedade conteúdo com isenção, responsabilidade e equilíbrio. É uma missão diária e contínua”, enfatiza o diretor de Jornalismo, Abdo Chequer.
União de prêmios
O Digital Media Awards Americas é promovido anualmente pela WAN-IFRA e há mais de uma década reconhece veículos de mídia inovadores em todo o mundo.
A edição de 2023 uniu o LATAM Digital Media Awards e o North American Digital Media Awards, para reconhecer em uma única premiação projetos da América do Norte, América Central e América do Sul. Um júri internacional avaliou 150 projetos de 81 empresas.
Os vencedores foram anunciados na noite do último dia 16, na conferência anual Digital Media Latam, na cidade de Mérida, no México. Numa próxima etapa, os premiados concorrerão na etapa mundial que, neste ano, será realizada em Taiwan.