A International News Media Association (INMA) anunciou os finalistas da 88ª edição do seu Global Media Awards. Entre eles estão quatro grupos de mídia associados à ANJ: Folha de S.Paulo, Grupo RBS (GZH e Zero Hora), Rede Gazeta (A Gazeta) e Editora Globo (O Globo e Valor Econômico). Os vencedores serão conhecidos no dia 22 de maio, em cerimônia durante o Congresso Mundial da INMA, em Nova York. Há 199 trabalhos finalistas, divididos entre marcas regionais e nacionais, conforme sua abrangência de atuação.
O jornal Valor Econômico, da Editora Globo, concorre na categoria “melhor campanha de conscientização da marca (marcas nacionais)” com o projeto “Assinar o Valor vale cada centavo. Não assinar pode custar caro”. A campanha tinha como objetivo solidificar a posição do jornal especializado em negócios e finanças como referência para executivos e empreendedores que precisam de informações estratégicas e confiáveis para a tomada de decisões. O desafio era demonstrar o valor de uma assinatura do jornal como uma vantagem competitiva.
A Editora Globo também disputa, por meio do jornal O Globo, na categoria “melhor iniciativa para envolver e reter assinantes (marcas nacionais)” com o “Meet and Greet no Rio Gastronomia com o Clube O Globo”, que permitia ao público interagir com chefs premiados. O objetivo foi fortalecer o Clube O Globo como uma vantagem competitiva para o jornal, criando experiências que transformem a relação assinante-marca. Além disso, a campanha buscou aumentar o valor percebido de uma assinatura, demonstrando que o Clube O Globo não é apenas um programa de recompensas, mas uma plataforma que proporciona experiências enriquecedoras.
O jornal Folha de S.Paulo disputa nas categorias “uso mais criativo de formatos de publicidade (marcas regionais)”, com a série “Senna da Netflix”, e “melhor ideia para incentivar o envolvimento do leitor”, com a plataforma de streaming “CasaFolha”. No primeiro caso, publicidades, online e impressas, marcaram o lançamento da minissérie “Senna”, da Netflix, que acompanha a trajetória do brasileiro tricampeão de F1. Foram oito capas promocionais com textos e imagens que revivem a carreira de Senna. Além das capas, cada uma das edições trouxe um pôster colecionável.
A CasaFolha, por sua vez, é um projeto do jornal paulista que oferece cursos exclusivos conduzidos por personalidades de destaque em diversas áreas. As aulas têm formato de “masterclasses”, em que profissionais consagrados dividem seus conhecimentos, compartilham experiências e contam quais caminhos trilharam para alcançar o sucesso.
O Grupo RBS é finalista nas categorias “melhor uso da impressão (marcas regionais) e “melhor uso das mídias sociais (marcas regionais)”. Na disputa entre as melhores soluções impressas, está o projeto do jornal Zero Hora “O Teu Mundo, De Fato”, criado dentro das comemorações dos 60 anos do diário. O trabalho reformulou as edições do jornal, consolidando sua presença digital e lançando um produto impresso moderno e inovador. O objetivo é oferecer aos leitores mais conteúdo, novas seções editoriais, uma experiência multiplataforma e um jornal ainda mais conectado com seu público, oferecendo mais informações quando e onde os leitores preferirem.
Em relação à disputa por uso de mídias sociais, o grupo gaúcho concorre pela cobertura de GZH sobre as enchentes de maio de 2024 no Rio Grande do Sul, que exigiu muito esforço para cobrir os acontecimentos e mobilizar a sociedade. Os resultados de audiência mostraram que o serviço foi essencial para informar e engajar o público durante o período crítico. Somente em maio, os perfis de mídia social da GZH alcançaram resultados impressionantes: 211,7 milhões de visualizações, 186,2 mil visualizações em média por postagem, 6 milhões de curtidas, 1,3 milhão de compartilhamentos e 190 mil comentários.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Rede Gazeta é finalista do Media Global Awards. Trabalhos capixabas concorrem em duas categorias: “melhor uso de IA para produtividade (marcas regionais)”, e “uso mais criativo de formatos de publicidade (marcas regionais)”. Na primeira categoria, o site HZ foi selecionado pela iniciativa de uso de inteligência artificial para reviews de cinema. Através de um software, a equipe de entretenimento de A Gazeta criou um avatar da repórter Aline Almeida, para dar mais agilidade à gravação de resenhas cinematográficas. Todo o trabalho foi roteirizado e editado por humanos.
Na categoria que abrange iniciativas inovadoras para anúncios/publicidades, a Rede Gazeta concorre com o projeto “Chat de live commerce”, desenvolvido em 2024 como uma das entregas do Programa de Inovação Reinventa. Após mais de seis meses de ideação, modulação e apresentação ao mercado anunciante, uma equipe que reuniu integrantes de diferentes áreas da empresa desenvolveu um novo produto, direcionado aos clientes, para impulsionar e engajar anúncios na TV aberta. O piloto foi posto em prática no programa Em Movimento, da TV Gazeta.
A INMA recebeu 839 inscrições de 286 marcas de mídia de notícias em 49 países, com finalistas vindos da África, Ásia/Pacífico, Europa, América Latina, América do Norte e Sul da Ásia. Cerca de 60 especialistas em mídia de 26 países julgaram as inscrições em fevereiro, avaliando resultados inovadores, conceitos únicos, forte criatividade, pensamento inovador e sinergias vencedoras entre plataformas.