A gigante editorial alemã Axel Springer (Bild, Die Welt, Politico, Business Insider etc.) lançou uma nova unidade de negócios baseada na Web3 e no metaverso, para aumentar a diversificação e aproveitar as oportunidades trazidas por essas novas tendências. A iniciativa tem a liderança da Axel Springer hy, dedicada à consultoria.

O anúncio, segundo informa o Laboratorio de Periodismo, ocorre apenas um mês depois de a editora criar uma plataforma própria no metaverso, uma das primeiras lançadas pela indústria de mídia.

Segundo Axel Springer, apesar das falências de BlockFi e FTX, das quedas de preço do Bitcoin e outras criptomoedas e do hype sobre NFTs, tudo o que são oportunidades baseadas no metaverso, blockchain, Web3 e DAO e contratos inteligentes “estão na mesa nas salas de reuniões de grandes corporações.

A nova unidade de negócios Web3 e Metaverso terá a missão justamente de apoiar essas empresas “na navegação pela selva Web3”.

O novo modelo de negócios se refletirá em “projetos de estratégia e implementação, bem como workshops executivos e redes de alto potencial”. Além disso, Axel Springer hy ajudará as empresas mais desenvolvidas no ambiente Web3 a fazerem parcerias com empresas tradicionais para escalar suas próprias soluções.

De acordo com Axel Springer, “pioneiros como a Starbucks estão construindo seu sistema de fidelidade em blockchain, a Nike se tornou uma superpotência NFT com a aquisição da RTFKT, o Walmart está usando blockchain para gerenciar sua cadeia de suprimentos, o BMW Group está experimentando o “passaporte”. ” e recentemente apresentou o imersivo Futuro do carro com “DEE” na feira de tecnologia CES em Las Vegas, etc”.  Existe, na opinião de Axel Springer, um nicho para investir nessa nova unidade de negócios.

De acordo com Sebastian Herzog, co-CEO da hy “a maneira como a economia está sendo administrada está prestes a sofrer uma grande reviravolta nos próximos anos.  Os atuais modelos de negócios da plataforma serão substituídos por uma economia simbólica no futuro. Experiências imersivas no metaverso estão transformando a forma como nos comunicamos, compramos e trabalhamos, aproximando cada vez mais os mundos real e virtual.”

Christoph Keese, Co-CEO da hy, acrescenta que “Axel Springer sempre foi um impulsionador da inovação e um pioneiro de novas tecnologias e modelos de negócios.  As tecnologias disruptivas da Web3 mudarão fundamentalmente a economia. É por isso que é essencial que a Europa não volte a deixar o campo para os outros, mas que sejamos pioneiros.  Com nossa unidade de negócios recém-criada, podemos contribuir para isso”.

Imagem do topo: Freepik