Seis veículos brasileiros têm projetos finalistas no Digital Media Awards para as Américas, premiação promovida pela World Association of News Publishers (WAN-IFRA), dos quais quatro são associados da ANJ: O Globo, UOL, Valor Econômico e GZH.

A Editora Globo foi indicada em três categorias. São quatro trabalhos concorrendo: “Guerras Culturais”, de O Globo, na categoria Melhor Podcast; “Pelé Eterno”, também de O Globo, na categoria Melhor Conceito de Jornal Eletrônico; e “Cidadão Global” e “Embratel – Vamos habilitar o próximo nível?”, ambas realizadas pelo jornal Valor Econômico, na categoria Melhor Campanha Patrocinada.

O projeto Acervo ZH, de GZH, que concorre na categoria Melhor Conceito de ePaper, tem o intuito de permitir acesso a todas as edições de Zero Hora, desde o lançamento do jornal, em 1964. As edições de 2000 para cá estarão disponíveis com navegação completa, incluindo todas as páginas internas. As mais antigas estarão limitadas às capas.

A investigação do UOL sobre os 21 minutos da ação da PM que deixou 9 mortos em Paraisópolis, em dezembro de 2019, é finalista na categoria Melhor Uso de Vídeo, pelo trabalho de reconstituição com base nas comunicações dos policiais militares e entrevistas com sobreviventes e testemunhas.

Também são finalistas Aos Fatos, Agência Lupa e The Brazilian Report.

Os vencedores serão anunciados em 16 e 17 de maio, na conferência anual Digital Media Latam, que ocorrerá na cidade de Mérida, no México, e concorrerão na premiação mundial que, neste ano, será realizada em Taiwan.