A ANJ apoia a campanha do Dia das Crianças “Publicidade responsável: no digital também não se brinca”, promovida pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e pela Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral). Ao todo 23 entidades são parceiras da iniciativa, que tem como objetivo dar dicas de comunicação ética e responsável para empresas que anunciam produtos e serviços dirigidos ao público infantil. O trabalho busca a conscientização, considerando o código do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).

Em 2020, as entidades colocaram em prática uma iniciativa que consistiu na publicação de posts divulgados nas plataformas de mídias sociais de todos os participantes, apresentando textos baseados em regras do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), com exemplos práticos de como aplicar as normas no desenvolvimento de campanhas e peças publicitárias. A primeira fase foi voltada para o Dia das Crianças e a segunda fase voltada às festas de final de ano.

Agora, as associações se juntaram mais uma vez, contando com o apoio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor – DPDC / Secretaria Nacional do Consumidor – SENACON, e estão lançando a terceira fase da campanha “Com publicidade responsável não se brinca”, voltada para o Dia das Crianças. Desta vez o tema é “Publicidade responsável: no digital também não se brinca”, com mensagens claras e objetivas para que os profissionais compreendam a importância de comunicar produtos e serviços destinados a crianças e adolescentes com responsabilidade, considerando o Guia de Publicidade para Influenciadores Digitais do Conselho de Autorregulamentação Publicitária – Conar. A ABRAL também desenvolveu a Cartilha Publicidade Responsável com Influenciadores Digitais: O Jeito Certo de Comunicar, inspirada na autorregulamentação.

O objetivo das campanhas é de estimular a reflexão em relação ao consumo e os hábitos saudáveis de modo geral, lembrando sempre que qualquer comunicação publicitária de produtos e serviços destinados a crianças e adolescentes deve estar claramente identificada, devendo ser perceptível e destacada a distinção da publicidade em relação aos demais conteúdos gerados pelo Influenciador.

A iniciativa inspirou uma versão da Abral- Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens, inspirada na autorregulamentação. O material orientativo é destinado principalmente às empresas, sejam licenciadas ou não, fornecedores, agências e todos os envolvidos na comercialização e divulgação de produtos e serviços destinados à criança. A cartilha pode ser acessada aqui.

“No Brasil temos o modelo da livre iniciativa e o dever de informação ao consumidor possui esta mesma prerrogativa de promoção de liberdade. Assim, a nossa autonomia de escolha enquanto consumidores está sempre relacionada às informações claras e precisas que recebemos. Sejamos responsáveis com o valor da comunicação sobre produtos e serviços que entregamos às nossas crianças e adolescentes. É da independência delas enquanto cidadãos que tratamos ao falar de publicidades conscienciosas e inequívocas”, enfatizou Lilian Claessen de Miranda Brandão, Diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor – DPDC / Secretaria Nacional do Consumidor – SENACON.

“O sucesso da primeira e segunda fase da campanha, destacada globalmente pela WFA, nos motivou a reforçar mais uma vez a necessidade de se abordar e discutir sobre o tema. Esperamos que a terceira fase, assim como as outras duas, atinja os objetivos de estimular a reflexão em relação ao consumo e às boas práticas da comunicação como parte fundamental da estratégia entre marcas e empresas”, comentou Sandra Martinelli, Presidente Executiva da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA).

“Possuímos uma agenda importante no sentido de reforçar o conceito de comunicação responsável. Essa é uma delas que se soma a seminários e lives regulares ao longo do ano”, informa Marici Ferreira, presidente da Abral.