O Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário (Cenp) lançou o Cenp Educa, uma plataforma de educação online, com o objetivo de capacitar e promover trocas qualificadas entre os profissionais da indústria publicitária brasileira. Filiados à Associação Nacional de Jornais (ANJ), uma das entidades mantenedoras do Cenp, têm 30% de desconto. Antes de fazer a inscrição, entretanto, é necessário entrar em contato por meio de algum dos seguintes canais solicitando o benefício: email contato.cenpeduca@cenp.com.br ou WhatsApp (11) 4858.9105 (não recebe ligações), neste link.

As aulas dos dois primeiros cursos – “Novos Limites da Comunicação” e “Gestão de Negócios em Tempos Incertos” – terão início na segunda quinzena de setembro e serão ministradas em formato remoto, ao vivo e interativas com renomados líderes do mercado publicitário atuando como facilitadores.

Os treinamentos têm as lideranças das organizações como público alvo e possuem propostas diferentes, mas complementares, voltadas a profissionais atuantes no ecossistema da comunicação (agências de publicidade, anunciantes, veículos e elos digitais). Cada curso terá 8 módulos e um total de 20 horas/aula.

“Novos Limites da Comunicação” começa em 23/09 e vai explorar a análise de contexto atual e dos principais vetores de mudanças em curso no ecossistema da comunicação, estudo de cases que abordem novas formas e dinâmicas de produção e consumo de conteúdo e o impacto da IA na atividade.

Já o início das aulas do curso “Gestão de Negócios em Tempos Incertos” está marcado para 25/09. O treinamento vai abordar análise e reflexões práticas sobre o impacto das transformações na atividade de comunicação na indústria, a construção de cenários, gestão de negócios e de pessoas em ambientes incertos e as perspectivas e oportunidades de negócios.

“A diretoria do Cenp quer – sempre de forma propositiva – contribuir com a evolução do mercado publicitário, capacitando os profissionais para os desafios trazidos pela disrupção digital. Num mundo multiplataforma onde nunca se consumiu tanta mídia, é muito importante termos profissionais qualificados do mercado como facilitadores nos cursos de gestão das Agências e evolução digital”, diz o publicitário Luiz Lara, presidente do Cenp.

Segundo o Fórum, o Cenp Educa faz parte de uma engrenagem definida por Lara, quando assumiu a entidade em 2021: o resgate da conexão e da relevância do Cenp frente aos agentes que compõe a indústria publicitária. Nos últimos anos, ampliou sua agenda institucional e propôs um novo pacto de valor para o seu papel no mercado.

O zelo pela idoneidade das relações comerciais segue intacto, mas o Fórum incorporou novas frentes para se adequar à transformação social e dos negócios. Suas premissas, por exemplo, reconhecem e valorizam o avanço da tecnologia, a multiplicidade de canais e a essencialidade dos dados.

Sob essa ótica, de completa metamorfose da comunicação, o Cenp também percebeu a importância na contribuição do desenvolvimento dos profissionais via eventos para troca de experiências, pesquisas para subsidiar planejamentos de mídia e insights, conteúdo relevante em seus canais sociais e site. Além de road shows regionais para uma imersão na dinâmica e peculiaridades de cada mercado. E, agora, um novo passo mais intencional e inédito nestes mais de 25 anos de atuação, com o lançamento oficial do Cenp Educa.

“Mais do que um Fórum de diretrizes, pesquisas e boas práticas, o Cenp busca ser um aliado e agente de transformação. E a qualificação profissional é um passo fundamental para a sustentabilidade e longevidade dessa indústria. O Cenp Educa chega com esse propósito de capacitar e contribuir com a formação desses profissionais.”, reitera Lara.

A plataforma de educação online conta com o apoio institucional de Globo, Kallas Mídia, Record, Samsung Ads e UOL. Mais detalhes sobre a grade dos cursos e inscrições, acesse: cenp.com.br/cenp-educa. As vagas são limitadas.