Focar na aceleração de processos de obtenção de novos assinantes é fundamental para os publishers, mas se a retenção de assinantes não funcionar, o resultado nunca será bom. A Pool, uma empresa de soluções de paywall, produziu um relatório com cinco recomendações para melhorar precisamente a retenção de assinantes. São estas:

Apoie novos assinantes

Primeiro, é claro, você tem que incorporá-los. Mas esses primeiros dias são críticos. Acompanhar essa integração apoia os esforços de retenção desde o momento em que um usuário se inscreve.

– Eduque os assinantes sobre o uso mais eficaz do produto ou serviço.

– Dê as boas-vindas e agradeça por se inscrever. Faça com que eles se sintam valorizados como novos assinantes.

– Ofereça-lhes apoio.

– Assegure-lhes que eles tomaram uma boa decisão assinando. Isso pode incluir demonstrar o valor da assinatura ou recomendar recursos aos quais você tem acesso como assinante para usar.

– Ofereça aos assinantes a oportunidade de personalizar sua experiência , por exemplo, escolhendo tópicos a seguir, quais boletins informativos receber ou se desejam ativar as notificações push.

Estude o comportamento do usuário

Coletar e analisar dados para entender as preferências e motivações dos assinantes, identificando onde os desejos/necessidades de seus consumidores se cruzam com seus objetivos de negócios, também é crucial.

– Consumo pré-conversão (algo significativamente facilitado pela eliminação do anonimato dos visitantes por meio do registro): Entender quais áreas do conteúdo estão realmente levando os usuários mais adiante nesse funil.

– Taxa de leitura pós-assinatura: o que os assinantes mais leem

– Taxa de ativação para cada etapa de integração ou ação de ativação; por exemplo, se os assinantes se inscreverem em um boletim informativo, usarem um recurso específico de UX ou baixarem o aplicativo

– Motivos de abandono ou reclamações/chamadas para a central de ajuda

– Feedback geral do assinante, como pesquisas, grupos focais, testes de usuários etc.

Continuar a mostrar o valor dos produtos de assinatura

– Forneça valor exclusivo que os usuários não podem obter em nenhum outro lugar.

– Construir Confiança – Cumprindo consistentemente a promessa da mídia e entregando o que ela disse que entregaria. Isso terá um impacto na hora da renovação porque os assinantes percebem se o meio é confiável ou não.

– Desenvolva um programa de fidelidade de assinantes – Valor adicional para assinantes de longo prazo. Por exemplo, após 1 ano, você ganha acesso a algo que não é acessível para quem não tem um ano de assinantes.

– Analisar o pacote – O pacote de produtos em assinaturas (assinatura de esportes etc.) permite que os assinantes obtenham mais pelo seu dinheiro e geralmente aumenta as conversões, o que gera receita. No entanto, é verdade que desenvolver bem vários produtos não é fácil.

Incentive ativamente a renovação

– Ofereça brindes ou acesso especial para mostrar que o editor os valoriza como assinante (por exemplo, acesso ao pacote de assinatura do próximo nível por um mês sem custo adicional).

– Dê a eles um desconto na assinatura atual ou até mesmo um mês grátis.

– Comunique os vencimentos do cartão de crédito: por e-mail ou no site.

– Envolva os assinantes continuamente: é óbvio, mas ao formar hábitos e engajar seus leitores diariamente, você reduz as chances de o usuário querer sair.

Desenvolva relacionamentos profundos

Construir uma comunidade entre os assinantes apoia os esforços de retenção. Ao se envolver em conversas com e entre assinantes, você faz com que eles se sintam parte de algo que vale a pena manter.

– Responder a preocupações e reclamações individuais nas mídias sociais ou por e-mail

– Ofereça linhas telefônicas especiais ou centros de ajuda para assinantes

– Aproveite a personalização sempre que possível, por exemplo, dirigindo-se diretamente ao assinante (Bom dia x, como você está hoje?)

– Surpresa e prazer – Oferecendo ‘brindes’ ou ofertas aleatórias para que os assinantes se sintam valorizados.