As assinaturas ganham cada dia mais relevância na mídia, como forma de fazer frente à acirrada competição que existe para manter parte do bolo publicitário digital, controlado principalmente por empresas de tecnologia.
A empresa de tecnologia Minna e Financial Times Strategies, empresa do Financial Times encarregada de assessorar em questões de subscrição, publicou um relatório, baseado em suas próprias pesquisas e entrevistas com inúmeros profissionais, no qual destaca cinco conclusões-chave sobre o negócio das assinaturas. Segundo o Laboratorio de Periodismo, são estas:
1 – Crescimento de assinaturas desacelera
O rápido crescimento na adoção de assinaturas públicas observado durante a COVID foi atenuado pelos efeitos subsequentes da crise econômica. “Entramos em uma fase de retenção que coloca a fidelidade no topo da agenda estratégica para empresas de assinatura”, afirma o relatório. Quase sete em cada dez (68%) das 50 principais empresas de assinatura pesquisadas dizem que a retenção é sua “principal prioridade estratégica”.
Eles veem a retenção não apenas como um meio de proteger sua receita, mas também como uma ferramenta para aumentar a fidelidade do cliente. Todos os entrevistados afirmam usar algum tipo de plataforma de gerenciamento de assinaturas, muitas das quais incorporam soluções de retenção. Três em cada cinco (60%) empresas estariam dispostas a pagar por uma solução de retenção que pudesse economizar até 5% na rotatividade de clientes.
2 – Descontos como principal solução para evitar cancelamentos
Os descontos são a principal solução de retenção que as empresas de assinatura usam para evitar que saiam. Além disso, quase dois terços dos provedores (66%) dizem que dar descontos aos usuários é a melhor tática para reconquistar clientes perdidos.
3 – Análise em tempo real, crucial para ofertas
A análise em tempo real do histórico e do comportamento do cliente é essencial para gerar ofertas de assinatura e fidelidade hiperpersonalizadas. Os meios de comunicação devem aproveitar os dados e insights do leitor para gerar ofertas relevantes e oportunas. Ao discutir a adoção de soluções de terceiros para retenção, muitas das empresas pesquisadas priorizam uma plataforma que permita a análise em tempo real do histórico do cliente para fazer essa oferta personalizada. Se o leitor sentir que está recebendo uma oferta personalizada, gera-se um maior nível de fidelização. Os clientes agora estão mais conscientes de como seus dados são usados e rastreados e, portanto, esperam níveis mais altos de personalização.
4 – Precisa melhorar os problemas de pagamento
As assinaturas precisam melhorar urgentemente a maneira como lidam com os problemas de pagamento, pois os clientes esperam uma experiência de pagamento sem atritos . Problemas de pagamento afetam diretamente a experiência do assinante. Problemas de pagamento, como dificuldade em atualizar os detalhes do cartão, cartões bloqueados que levam a pagamentos falhados etc., têm um impacto negativo na percepção do assinante, na experiência geral do cliente e nas taxas de rotatividade. 58% dos executivos de negócios de assinatura classificam isso como uma prioridade estratégica por trás da retenção.
5 – Promover a cocriação de ecossistemas colaborativos
Que os assinantes participem é essencial. A mídia, como empresas que também dependem de assinaturas, deve cocriar ecossistemas colaborativos. A Geração Z e os millennials estão impulsionando essa demanda, especialmente aqueles entre 18 e 35 anos. A grande concorrência nas assinaturas em espaços como o streaming é muito importante para qualquer assinatura, pois divide-se o share of wallet, o orçamento de cada usuário para assinaturas. Um em cada quatro provedores (26%) diz que o principal motivo de cancelamento de um cliente é ‘mudar para um concorrente’. “Portanto, os ecossistemas de cocriação e colaboração são recomendados para gerar insights, descobertas, aquisições, retenção e crescimento”, explica o relatório.