O sucesso da inovadora coluna “Pensar a cidade”, do Jornal do Comércio (RS), abriu caminho para mais uma edição da seção no diário gaúcho. Agora, a coluna circula duas vezes por semana – quartas e sextas-feiras – no impresso e no blog no site do jornal.

Bruna Fernanda Suptitz

Com a nova periodicidade, a jornalista Bruna Fernanda Suptitz, que assina a seção, diz que vai tratar, de forma mais regular e aprofundada, questões ambientais, climáticas e de resíduos (lixo), com foco nas demandas locais.

Desde 25 de março de 2020 a coluna vinha circulando todas as quartas-feiras na edição impressa, além do blog. A ideia e a elaboração do formato da seção começaram quase um ano antes, conta Suptitz, com a proposta de acompanhar desde o início a revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, que segue em andamento.

“O foco do conteúdo é o planejamento urbano em Porto Alegre e, a partir dos exemplos locais, explicar termos e conceitos do urbanismo”, diz Suptitz. “Aos poucos tenho ampliado a cobertura para outros municípios gaúchos”.

Como o planejamento urbano resulta da conformação dos diversos assuntos que dizem respeito à cidade, o conteúdo da coluna não se restringe a tratar das regras para a construção ou de projetos urbanos de grande porte. Muitos temas ligados ao planejamento, mas não costumam ser abordados sob essa ótica, foram integrados à agenda da coluna.

Ao perceber que alguns assuntos relacionados entre si eram recorrentes – destaque para pautas ambientais, de mudanças climáticas e da gestão de resíduos -, o editor-chefe do JC, Guilherme Kolling, sugeriu criar um novo espaço dedicado a estes temas.

Assim foi criada a seção “Ideias sustentáveis” da coluna Pensar a cidade, que circula na edição impressa de sexta-feira desde o dia 22 de julho.

Nos seis primeiros meses, o trabalho é financiado pelo programa “Acelerando a transformação digital”, parceria entre o Meta Journalism Project (Facebook), o International Center for Journalists (ICFJ) e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), com mentoria da jornalista Daniela Pinheiro.