O impacto que a tecnologia pode ter na construção de comunidades e sua posterior monetização foi o foco da segunda sessão do WAN-IFRA LATAM Media Leaders eSummit 2022.
Cristian Callejas, principal gerente de projetos de Futbol Sites para LATAM e EUA, explicou como o uso das ferramentas da empresa Viafoura está ajudando a transformar seus sites.
A Viafoura, segundo o Laboratorio de Periodismo, é uma empresa focada em ajudar marcas a ativar seus públicos digitais. Sua plataforma de aquisição de clientes usa inteligência artificial e first data para otimizar a conversão de usuários.
Em termos de jornada do usuário, a Viafoura não apenas enfatiza o usuário anônimo e cadastrado, mas também propõe uma etapa intermediária: aquele usuário que tem acesso ao conteúdo e interação; ou seja, ele vê os comentários, pode acompanhar os jornalistas, vê as recomendações das matérias mais lidas etc., mas ainda não interage, explica Mariano Frasisti, vice-presidente de Vendas e Área Comercial da Viafoura.
“Já é um usuário que tem um nível maior de page views e tempo no site”, acrescenta. Colocar o foco nessa etapa facilita que eles se tornem usuários conhecidos, “e foi aí que começamos uma nova estratégia para oferecer uma excelente experiência digital, conhecendo intimamente os usuários cadastrados”, diz.
Frasisti compartilhou alguns dos dados sobre cada um dos tipos de usuários, no funil Futbol Sites:
Anônimo:
Visualizações de página: 9,38
Tempo no local: 2,63 minutos.
Usuário comprometido ativo
Visualizações de página: 35,87
Tempo no local 13,19 minutos.
Usuário Registrado:
Visualizações de página: 95,47
Tempo no local: 38,43 minutos.
Usuário criador de conteúdo
Visualizações de página: 113, 18
Tempo no local: 45,35 minutos
Cristian Callejas, por sua vez, lembrou que o Futbol Sites é um dos maiores grupos de mídia da região, com sites próprios na Argentina, Chile, Brasil, Colômbia, México, EUA e Canadá. Eles fazem parte do Playmaker.
Segundo Callejas, o desafio era construir uma comunidade “e nossos artigos tinham alguns déficits nisso para criar engajamento e interação”.
Por não ter uma comunidade engajada, eles estavam perdendo oportunidades de gerar receita.
Os objetivos:
Invista na tecnologia certa
Construir comunidade
Crie uma experiência de engajamento/fã
Avanço na melhoria dos principais web vitals
Obtenha uma renda diversificada
Imagem: Freepik