As redações podem fazer uso do recurso “Stories” (Facebook, Instagram e Snapchat) para melhorar os níveis de engajamento e, também, a audiência de boletins informativos, destaca Adriana Lacy, em artigo no site do Reynolds Journalism Institute. A jornalista oferece cinco dicas valiosas. Veja:

Resposta da comunidade

Entre os recursos mais populares estão os vários adesivos que cada plataforma oferece, que permitem solicitar respostas de usuários. As respostas, embora inicialmente visíveis apenas para o titular da conta, podem ser compartilhadas publicamente sem as fotos dos entrevistados ou nomes de usuário mostrados. Para redações, essa ferramenta pode ser usada para responder a perguntas que os leitores têm sobre várias áreas de cobertura ou até mesmo ajudar a estruturar reportagens futuras.

Gerador de leads de boletim informativo

Uma das maiores queixas dos editores é a falta de tráfego que o Instagram traz para os sites. Em vez de colocar o foco principalmente em gerar cliques, o “Stories” pode ser usado como uma forma de atrair assinantes de boletins informativos. Considere o uso de adesivos para que os leitores enviem seus e-mails ao editor como opção para receber boletins informativos. O recurso também pode servir como uma prévia das newsletters.

Uma espiada atrás da cortina

Uma das características do recurso é que ele foi projetado para ser orgânico e não editado. Por meio dele, os leitores desejam conhecer o dia-a-dia das pessoas e empresas que seguem. Os editores podem usar isso a seu favor, dando aos colaboradores na redação as chaves da conta para compartilhar os detalhes dos bastidores de suas reportagens.

Como forma de aumentar o número de leitores

Com os adesivos de link, “Stories” exige apenas um clique para visualização de uma história completa. Com esse recurso, disponível para quem tem a partir de 10 mil seguidores, os editores podem selecionar de quatro a cinco de suas melhores peças de jornalismo a cada dia e adicioná-las ao “Stories”.

Compartilhamento de conteúdo de áudio

Embora não haja recursos de áudio integrados explícitos para o Instagram, aqueles com podcasts hospedados no Spotify podem usar o compartilhamento com o recurso do Instagram. Permite que os usuários “compartilhem conteúdo para IG Stories com um link clicável que direciona os seguidores diretamente para o Spotify”. Para fazer isso, basta visitar a página do podcast no aplicativo Spotify, abrir o menu de compartilhamento e clicar em “Stories” do Instagram. Assim como os outros adesivos do Instagram, é possível adicionar texto, gifs ou qualquer outro elemento multimídia. Aqueles sem a integração do Spotify também podem usar o recurso de deslizar para cima no áudio e adicionar contexto.

Leia aqui na íntegra.

How to elevate your journalism while using the stories format