Presidente do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) por 20 anos, Gilbert Leifert foi nomeado presidente emérito da entidade publicitária na última quinta-feira (25), na sede da entidade, em São Paulo.

“Foram cerca de quarenta anos de serviços prestados à autorregulamentação publicitária e ao Conar. A homenagem, portanto, é mais do que justificada”, disse Sergio Pompilio, presidente recém-eleito da entidade. É a primeira vez que o Conar rende uma homenagem como esta a um dos seus integrantes.

Leifert foi o primeiro diretor executivo do Conar, em 1980, sendo de responsabilidade dele boa parte da estruturação da entidade. Ele deixou a função em 1985, para ocupar uma das diretorias da MPM, maior agência de publicidade do país naquela altura. Ele retornou ao Conar em 1990, como membro do Conselho Superior, representando a Abert, integrando também a diretoria da entidade, condição que conservou até 1998, quando foi eleito presidente. Foi reeleito nove vezes. Em 2018, passou a integrar o Conselho Superior na qualidade de ex-presidente.

“Os anos de Gilberto na presidência foram de intensa renovação da autorregulamentação e do Conar”, lembrou Pompilio. “Basta dizer que nesse intervalo de tempo vimos surgir na comunicação brasileira as emissoras de TV por assinatura, a internet e, mais recentemente, as redes sociais. A interação com os consumidores multiplicou-se, as práticas publicitárias foram reinventadas algumas vezes, muitas pressões da sociedade, em busca de uma publicidade mais inclusiva, exigiram uma ação ativa e determinada. À frente da entidade, Gilberto e sua equipe se desdobraram em corresponder a estes e outros tantos desafios, no campo da publicidade e no aperfeiçoamento das relações de consumo. Me refiro aqui tanto à presença do Conar no debate público de tantas questões envolvendo a publicidade quanto à projeção alcançada junto a entidades internacionais, das quais nos tornamos membros ativos e respeitados”.

“Terminada a gestão de Gilberto, só posso dizer que a publicidade e o Conar saíram de um período tão intenso e desafiante íntegros e engrandecidos. A autorregulamentação publicitária é um modelo para um país que tanto precisa de conciliação”, concluiu Pompilio.

Leifert agradeceu a homenagem, proposta por João Luiz Faria Netto, seu sucessor à frente do Conar, e encampada por Pompilio, e externou seu reconhecimento a eles e a Álvaro de Moura Jr. Antonio Carlos de Moura, Carlos Alberto Nanô, Dorian Taterka, Edney Narchi, Fernando Portela, Juliana Alburquerque, Luiz Carlos Dutra, Luiz Celso de Piratininga, Petrônio Corrêa, Dionísio Poli e Luiz Fernando Furquim, entre outros, que estiveram ao seu lado no Conar.

“Foi uma longa trajetória, muitas batalhas, felizmente a maioria bem-sucedida, graças ao empenho dos que citei e de outros milhares que passaram pelo Conar, trabalhando voluntariamente pela autorregulamentação publicitária”, disse Leifert ao relembrar seus anos na entidade.

Ele citou passagens marcantes, várias delas jocosas, e os legados que considera mais importantes:
– o respeito incondicional e a sustentação a todas as deliberações do Conselho de Ética;
– a impessoalidade e a moralidade;
– o rigor na seleção de parceiros em iniciativas, eventos e campanhas;
– o rigor máximo em relação aos impedimentos éticos, inclusive os que afetam advogados que integraram o Conselho de Ética na qualidade de representantes da sociedade civil;
– a total resistência ao impulso de levar as discussões dos casos para fora dos autos;
– a noção de que a omissão do Conar ou sua eventual disfuncionalidade poderá dar espaço a iniciativas dos poderes públicos que podem vulnerar a publicidade; e
– a noção de que o Conselho de Ética atua por delegação formal do mercado e tácita da cidadania.
“Devemos agir sempre com respeito, cortesia e boas vontade e nos limites da lei”, concluiu Leifert.
A Sessão Plenária de hoje marca a volta das reuniões presenciais do Conselho de Ética do Conar. A última delas ocorreu em 13 de março de 2020, na 3ª Câmara, que tem sede no Rio. Desde então, por força da pandemia, foram realizadas 133 reuniões virtuais, nas quais se combinaram diferentes câmaras e também sessões das Câmaras Especiais de Recursos, sempre com presença maciça dos membros do Conselho de Ética.