O mercado de podcasts dos Estados Unidos está bem à frente do Brasil, mas seu desempenho serve de parâmetro para as tendências do setor. De acordo com o The Infinite Dial, relatório anual divulgado pela Edison Research e pela Triton Digital, mais de oitenta milhões de norte-americanos com 12 anos ou mais (cerca de 28% da população dos EUA) são, em 2021, ouvintes semanais de podcasts. Um aumento de 17% na audiência em relação ano anterior. Na esteira desse crescimento, os principais provedores, como o Spotify, registraram crescimento de 110% nas vendas de publicidade em relação ao ano passado. As informações são do site Digital Content Next.
“Em um ano em que absolutamente nada estava normal, o podcasting cresceu ainda mais do que no ano anterior”, disse Tom Webster, vice-presidente sênior da Edison Research e coautor do relatório. “Hábitos são hábitos. E quando as pessoas voltarem para o escritório, veremos muitos desses hábitos persistirem”, projeta. E os anunciantes estão apostando nessa retenção de hábito e atenção concentrada do público. O mercado de publicidade continua crescendo de forma constante, trimestre após trimestre, relata o Digital Content Next. No próximo ano, a indústria global de podcasting deve atingir US$ 1,6 bilhão.
O que torna os podcasts tão valiosos para os anunciantes, especialmente para as grandes marcas gigantes? “Quando você olha para esse público, é tipicamente mais rico, mais educado, tem uma renda disponível mais alta. Portanto, é muito atraente para os anunciantes”, afirma Damian Radcliffe, analista de mídia digital e professor de Jornalismo da Universidade de Oregon. Ele também acredita no crescimento de assinaturas digitais. “Em vez de esse conteúdo estar disponível e distribuído por meio de um feed RSS para qualquer número de plataformas de podcast, ele será bloqueado, atrás de um acesso pago. A única maneira que [os ouvintes] vão conseguir acessá-lo é assinando essa plataforma”.