O mundo celebra nesta quarta-feira (15) o Dia Internacional da Democracia, 2007. Para comemorar a data, criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Associação Nacional de Jornais (ANJ) criou uma campanha publicitária que destaca a relação entre a democracia e o jornalismo. Os anúncios serão publicados nas edições impressas e digitais dos associados à ANJ.

Para o secretário-geral da ONU, António Guterres, a pandemia de Covid-19 ampliou as desigualdades que ameaçam a democracia, o que exige maior combate às flagrantes injustiças globais.

“Fortalecer a democracia também significa abraçar a participação genuína na tomada de decisões –incluindo protestos pacíficos– dando uma voz real às pessoas e comunidades que tradicionalmente foram excluídas”, diz a mensagem de Guterres para a edição deste ano do Dia Internacional da Democracia

“O silenciamento de mulheres, minorias religiosas e étnicas, comunidades indígenas, pessoas com deficiência, defensores dos direitos humanos e jornalistas é um impedimento para a criação de sociedades saudáveis. A democracia simplesmente não pode sobreviver, muito menos florescer, na ausência de espaço cívico”, acrescenta Guterres.