Pesquisa da Cision, empresa abrangente de soluções de mídia e marketing, com mais de 3 mil jornalistas de todo o mundo, mostra que 32% dos entrevistados indicam que o maior desafio para o jornalismo nos últimos 12 meses tem sido manter a credibilidade como fonte confiável de notícias e combater acusações de “fake news”.
O relatório indica que 57% dos jornalistas pesquisados consideram que o público perdeu a confiança na mídia. Isso representa um aumento de quatro pontos percentuais em relação ao número de pessoas que disseram a mesma coisa no ano passado.
Segundo o estudo, 16%, elencam como principal problema a falta de pessoal e recursos. O mesmo percentual aponta para a queda de receita e circulação, relata o Laboratorio de Periodismo.
Em seguida, os principais desafios são que as redes sociais e pessoas influentes contornando a mídia tradicional (14%), as fronteiras entre conteúdo e publicidade cinzentas (10%), ataques à liberdade de imprensa (8%) e outros desafios (12%).
Imagem: Freepik