Os jornais precisam dialogar com os leitores mais jovens, e manter uma conta no TikTok parece, cada vez mais, ser uma boa estratégia. Para isso, no entanto, as redações têm de estabelecer uma série de cuidados. O jornalista e estrategista de audiência Francesco Zaffarano, editor-chefe da Will Media, deu algumas orientações em entrevista ao site da Associação Mundial de Editores de Notícias (WAN-IFRA). Confira abaixo:
Representação
Se os jornais não tiverem jornalistas jovens em sua equipe, perderão o que o público jovem quer, precisa e espera das redações. “Mas não é uma questão de quantos anos você tem. Você precisa encontrar pessoas curiosas sobre como as pessoas se comportam nas plataformas. Você precisa de pessoas que vivam na plataforma e entendam como ela funciona. Acho que qualquer um pode fazer isso – não é obrigatório ter menos de 25 anos. Você precisa ser curioso e ter a mente aberta, o que deveria ser um requisito essencial para qualquer jornalista, independentemente da idade. Então, meu conselho é encontrar alguém disposto a gastar tempo estudando a plataforma, analisando suas tendências e convertendo-as em ideias criativas para levar seu jornalismo aonde as pessoas estão. As coisas andam rápido nas mídias sociais, e não acho que haja uma bala de prata para apostar. Antes de ingressar em uma nova plataforma, sugiro sempre questionar por que queremos estar lá. Se for apenas hype, não é uma boa estratégia para o desenvolvimento do público. Ao mesmo tempo, porém, não podemos simplesmente trabalhar como de costume e esperar que as pessoas procurem nosso jornalismo se não fizermos um esforço para alcançá-los onde eles passam uma parte gigantesca de seu tempo”.
Criando hábitos
“O que funcionou para as publicações que trouxe no TikTok até agora é a mesma abordagem que aplicaria a todas as plataformas sociais: conheça seu público, entenda a plataforma e experimente. Os jornalistas nunca devem fugir da experimentação em termos de formatos, tom de voz, ferramentas, etc. E isso não significa que você deva pular na primeira tendência viral porque corre o risco de fazer o papel de tio engraçado. Em vez disso, tente pensar em tendências e memes como um gênero que você pode dobrar para transmitir uma mensagem, em vez de replicá-los passivamente para obter engajamento. Sobre quantas pessoas se dedicar ao TikTok: muitas organizações estão apostando em uma pessoa para ser sua voz na plataforma. Isso faz sentido para mim porque ajuda você a encontrar o tom de voz certo. Mas há mais. No TikTok, você pode fazer com que as pessoas o sigam sem clicar no botão seguir. Como o algoritmo é muito eficiente, você pode ser exposto ao conteúdo de uma conta específica sem segui-lo ativamente. Por esse motivo, ter a mesma pessoa apresentando todas as suas histórias pode ajudar o público a criar um hábito. É uma maneira de ser mais reconhecível.”