A News Product Alliance, organização que apoia e ajuda a praticar equipes de produtos na mídia, lançou um guia para que a mídia entenda e aprimore o papel que os produtos podem desempenhar para alcançar o sucesso.
O guia, de autoria de Sasha Koren, oferece conselhos práticos para jornalistas que são novos no gerenciamento de produtos e pessoas em funções de produtos que são novas no jornalismo.
Veja algumas dicas que o guia oferece, segundo o Laboratorio de Periodismo:
Abrir espaço na mesa
As equipes de produtos de mídia funcionam como uma espécie de centro de gravidade organizacional, atraindo e colaborando com equipes de outros departamentos conforme necessário. Essas equipes devem gerenciar interesses sobrepostos e às vezes diferentes ao criar novos recursos e ferramentas. Mas quem tem uma palavra a dizer sobre o que é construído e a quem serve? Como o sucesso é medido? O processo de descobrir como e o que construir nem sempre é fácil, e há valor em reunir pessoas com diferentes conhecimentos e habilidades para orientar a tomada de decisões.
Normalizar não saber tudo
Trabalhar com pessoas de muitas disciplinas (ou seja, ‘multifuncional’) “pode ser um pouco como viajar para um lugar onde você entende o idioma básico, mas o dialeto é forte”. Você pode encontrar termos específicos para uma disciplina, uma organização ou um projeto. Isso permite uma comunicação simplificada dentro de uma equipe, mas somente se todos os envolvidos entenderem o jargão. “Se uma pessoa de tecnologia se juntar a uma redação ou um editor se juntar a uma equipe de produto, alguém inevitavelmente não estará familiarizado. Sinta-se à vontade para pedir definições se precisar. Se você estiver liderando reuniões, tome medidas para tornar a falta de consciência uma parte normal do processo, convidando as pessoas a pedir explicações sem vergonha.”
Combine o julgamento editorial com a conscientização do público
Embora a tomada de decisão em muitas redações inclua mais conscientização do público do que há cinco anos, o julgamento de um editor sobre o que conta como notícia e como deve ser apresentado continua sendo o principal fator no processo de publicação. Juntos, uma voz editorial consistente e uma perspectiva do público podem ajudar os líderes das redações a tomar melhores decisões sobre produtos.
Cuidado com os ritmos de trabalho
As equipes de produto agendam o trabalho em intervalos de tempo relativamente ordenados, por exemplo, trimestres do ano, sprints de duas semanas etc. No entanto, a maioria das redações está sujeita a um fluxo constante de eventos planejados e não planejados, conhecido como “ciclo de notícias”. Para generalizar: publicar notícias sempre será a principal preocupação de um editor de notícias, enquanto entregar software na data prometida sempre será a principal preocupação de um líder de produto. Esteja ciente dessas diferenças e ofereça respeito mútuo às demandas dos colegas de equipe que trabalham em cadências diferentes.
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