Os Estados Unidos continuam a ver jornais morrerem à taxa de dois por semana, de acordo com um estudo sobre o estado das notícias locais feito pela Escola Medill de Jornalismo, Mídia e Comunicação Integrada em Marketing, da Northwestern University. Segundo a pesquisa, 360 jornais, quase todos semanais, encerraram suas operações desde 2019. O país tinha 6.377 jornais no final de maio deste ano, contra 8.891 em 2005.
O relatório, The State of Local News 2022, monta meticulosamente uma base de fatos sobre o cenário de notícias locais, informou o Poynter. Mas também abrange mais amplamente uma análise do que considera “uma crise para nossa democracia e nossa sociedade” e uma exploração de soluções promissoras.
Estima-se que 75 mil jornalistas trabalharam em jornais em 2006, e agora esse número caiu para 31.000, diz o estudo. A receita anual dos jornais caiu de US$ 50 bilhões para US$ 21 bilhões no mesmo período.
Embora filantropos e políticos estejam prestando mais atenção à questão, os fatores que levaram ao colapso do modelo publicitário do setor não mudaram. Incentivar o crescimento no setor de notícias apenas digitais nos últimos anos não foi suficiente para compensar as tendências gerais, disse Penelope Muse Abernathy, professora visitante da Medill e principal autora do relatório.
Muitos dos sites apenas digitais estão focados em questões únicas e estão agrupados em ou perto de grandes cidades próximas ao dinheiro filantrópico que fornece grande parte de seu financiamento, disse o relatório.
Os “desertos” de notícias estão crescendo: o relatório estimou que cerca de 70 milhões de americanos vivem em um condado sem nenhuma organização de notícias local ou apenas uma.
“O que está realmente em jogo é nossa própria democracia, bem como nossa coesão social”, disse Abernathy.
Os verdadeiros jornais “diários” que são impressos e distribuídos sete dias por semana também estão diminuindo. O relatório disse que 40 dos 100 maiores jornais do país publicam versões apenas digitais pelo menos uma vez por semana.
Grande parte da rotatividade do setor é impulsionada pelo crescimento das redes de jornais, incluindo novas redes regionais que compraram centenas de jornais em mercados pequenos ou médios, segundo o relatório.
Menos de um terço dos 5.147 jornais semanais do país e apenas uma dúzia dos 150 grandes jornais diários regionais e metropolitanos agora são de propriedade e operados localmente.