O primeiro trimestre de 2022 viu o engajamento do leitor melhorar do ponto de vista global, apesar da diminuição nas visualizações de página de dispositivos móveis e plataformas sociais, segundo pesquisa da Chartbeat. Os leitores da América Latina foram o público mais engajado pelo segundo trimestre consecutivo, com uma média de 34,7 segundos de tempo engajado. África e Ásia Central seguiram em 34,2 e 31,7 segundos, respectivamente.
O estudo com base nos últimos três anos revela que, com exceção do segundo trimestre de 2020, o engajamento não acompanha o tráfego. Com muitas regiões vendo aumentos incrementais no engajamento no último trimestre, será importante aproveitar esse momento com estratégias para aumentar ainda mais o tempo de engajamento, diz a Chartbeat.
Pelo segundo trimestre consecutivo, a maioria das regiões teve uma pequena queda de 1 a 2% nas visualizações de página provenientes de dispositivos móveis. O Oriente Médio caiu de 74% para 70%.
Vale a pena notar que nenhuma região recebe menos de 67% das visualizações de página de dispositivos móveis, e a Ásia Central (87%) e a África (84%) continuam a se envolver com conteúdo quase exclusivamente por meio de dispositivos móveis.
Os mecanismos de pesquisa geraram 52% das visualizações de página na Ásia Central no primeiro trimestre, seguidos pelo Sudeste Asiático com 43% e África e Sul da Europa com 31%.