Depois de quatro anos fazendo grande sucesso com transmissões em vídeo ao vivo (veja aqui), o Helsingin Sanomat, o maior jornal por assinatura da Finlândia e dos países nórdicos, lançou uma versão impressa do jornal Lasten Uutiset (notícias para crianças). “Percebemos que temos que ensinar alfabetização jornalística às crianças porque, se não o fizermos, não teremos leitores em vinte anos”, disse Fanny Fröman, editora-chefe da Helsingin Sanomat, a membros da The International News Media Association (INMA) em recente webinário.
A iniciativa é obra de uma pequena equipe, com três jornalistas e um designer, informa a INMA. “Cada semana conseguimos criar um jornal de 24 páginas e um noticiário de 10 minutos”, afirmou Fröman. A mídia social também é uma parte importante da estratégia da Lasten Uutiset, segundo a jornalista. “Usamos o Snapchat e o Instagram, é assim que alcançamos nossos leitores, e nosso canal no YouTube é onde transmitimos nossos noticiários”.
As crianças também contribuem com material dando opiniões sobre livros, jogos e uma séria de outras iniciativas. O jornal é colorido e usa gráficos, mas não é muito diferente do jornal adulto no que diz respeito ao conteúdo noticioso, e cobre todos os mesmos tópicos encontrados em um jornal adulto.
Por que lançar um jornal infantil?
As pessoas se perguntavam por que lançar um jornal infantil quando os jornais raramente são lidos nos lares, diz Vesa Lindqvist, diretora de parcerias estratégicas da Helsingin Sanomat. “Não estávamos loucos, fizemos uma pesquisa de clientes muito completa que indicou uma forte demanda por impressão”, afirma.
Uma empresa jornalística na Noruega teve ótimos resultados após lançar um produto impresso para crianças. “Os mercados finlandês e norueguês são semelhantes em tamanho e demografia, então havia muito o que digerir a partir de sua experiência e nos deu o entendimento real de que devemos fazer um produto impresso”, diz Lindqvist.
A Helsingin Sanomat também coletou dados de seu público para descobrir a demanda por um produto impresso infantil. “O que foi surpreendente para nós é que 23% dos não assinantes visados estavam dizendo que estariam dispostos a comprar um produto impresso”, destaca. “Significou para nós que havia algo único no mercado.”
Lasten Uutiset tem 216.000 leitores semanais com idades entre 3 e 16 anos, com o noticiário sendo entregue semanalmente, principalmente às quartas-feiras. A Helsingin Sanomat comercializa o Lasten Uutiset para pais e avós como um investimento na promoção da leitura para seus filhos e netos. Custa 150 euris por ano.