A Editora Globo, que publica os jornais O GLOBO, Extra e Valor Econômico e mais de uma dezena de revistas, foi a empresa de mídia de notícias das Américas mais premiada na edição de 2023 do INMA Global Media Awards. Foram quatro prêmios recebidos, incluindo a categoria principal para a América Latina, pelo projeto “Um Só Planeta”.
A premiação, promovida pela International News Media Association (INMA), é uma das mais importantes do mundo no setor de empresas de mídia de notícias. O júri, formado por 54 executivos de 19 países, reconheceu a capacidade da Editora Globo de criar contextos para engajar os leitores e construir ambientes para patrocinadores.
“O reconhecimento que tivemos no global awards da INMA reafirma nossa missão de desenvolver audiências engajadas em contextos únicos através de um jornalismo de altíssima qualidade. E também de conectar nossos parceiros comerciais a esses leitores, contando histórias que contribuem para a consolidação dos seus atributos de marca”, afirma Frederic Kachar, diretor-geral da Editora Globo.
Com início em abril de 2021, “Um Só Planeta” é uma iniciativa editorial que visa a explicar a crise climática global, dar visibilidade a propostas e iniciativas com impacto ambiental positivo e inspirar a sociedade com estas boas práticas. Ele envolve vários veículos de imprensa da Editora Globo e, em 24 meses, já produziu 7,2 mil matérias, nos formatos digital e impresso, 200 episódios de podcasts e 60 transmissões ao vivo, além de 14.860 posts em redes sociais.
Além de melhor iniciativa da América Latina, o “Um Só Planeta” também conquistou o segundo lugar na categoria “Relações Públicas ou Serviços Comunitários” em marcas nacionais. O projeto tem como patrocinador fixo a empresa de saneamento Aegea.
“‘Um Só Planeta’ vem contribuindo para o debate saudável, por meio de uma pauta construtiva, que valoriza o jornalismo profissional e a ciência”, diz Sandra Boccia, diretora editorial de Marcas e Projetos Especiais.
Parceria do Valor com a Embratel, “Vamos Habilitar o Próximo Nível” levou o terceiro lugar na categoria “Melhor campanha publicitária multicanal para clientes” em marcas nacionais. A websérie debate com especialistas de diferentes setores o que muda na vida das pessoas e, principalmente, das empresas com a entrada do 5G no Brasil.
Houve, ainda, menção honrosa ao projeto “Cidadão Global”, iniciativa do Valor e do banco Santander, na categoria “Melhor uso de um evento para construir uma marca de notícias” em marcas nacionais. A quinta edição do evento, realizada em dezembro do ano passado, reuniu mais de 600 pessoas para discutir o tema “ESG, do discurso à prática”. O projeto foi criado em 2017 e já reuniu personalidades de renome internacional, como o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama, o prêmio Nobel da Paz Al Gore e a atriz Viola Davis.
Tiago Afonso, diretor de Desenvolvimento Comercial e Digital da Editora Globo e Sistema Globo de Rádio, ressalta o reconhecimento de ações que estão alinhadas com as transformações da empresa e do nosso tempo: “O ‘Embratel – Vamos Habilitar o Próximo Nível’ reconhece nosso posicionamento de gerar soluções de mídia. E o ‘Cidadão Global’ recebe novamente crédito pela qualidade das pautas, relevância e repercussão de um evento”.
A premiação da International News Media Association existe desde 1937 e é considerada uma das mais prestigiadas da imprensa. Este ano, foram 775 inscrições de 239 marcas de veículos de mídia em 40 países. Há finalistas da África, Ásia/Pacífico, Europa, América Latina, Sul da Ásia e América do Norte.
Na foto acima, o diretor-geral da Editora Globo, Frederic Kachar; a diretora de Redação do Valor, Maria Fernanda Delmas; e o diretor de Redação de O Globo, Alan Gripp, recebem os prêmios. Divulgação