Os executivos de mídia querem compensação pelo uso de seu conteúdo quando veiculado no OpenAI ChatGPT, Microsoft Bing Chat e Google Bard, semelhante à forma como a Austrália e outros países começaram a exigir pagamento aos editores quando trechos de conteúdo aparecem nos resultados dos mecanismos de pesquisa, informa o The Wall Street Journal.

Executivos de publicações nas últimas semanas começaram a examinar até que ponto seu conteúdo foi usado para treinar ferramentas de IA e como eles devem ser compensados ​​pelos chatbots que usam o conteúdo de seus sites. A reunião foi organizada pela News Media Alliance, de acordo com o The Wall Street Journal.

“Temos um conteúdo valioso que está sendo usado constantemente para gerar receita para terceiros com base nos investimentos que fazemos, que exigem trabalho humano real e precisam ser compensados”, disse Danielle Coffey, vice-presidente-executiva e conselheira geral da News Media Alliance, ao WSJ.

O debate começa com a questão de saber se as empresas de IA têm o direito legal de extrair conteúdo da Internet e alimentá-lo em seus modelos de treinamento. O WSJ aponta para uma disposição legal chamada “uso justo” que permite que o material protegido por direitos autorais seja usado sem permissão em certas circunstâncias.

Os editores também dizem que as ferramentas de IA podem drenar o tráfego e os dólares de publicidade de seus sites. A versão da tecnologia da Microsoft inclui links nas respostas às perguntas dos usuários – mostrando os artigos nos quais ela se baseou.

O WSJ também observa que “a Microsoft tem feito pagamentos diretos aos editores por muitos anos na forma de acordos de licenciamento de conteúdo para sua plataforma MSN. Alguns executivos de publicação dizem que esses acordos não cobrem produtos de IA. A Microsoft se recusou a comentar.”

Leia aqui o texto na íntegra.

Imagem: Freepik