As melhorias na tecnologia de Realidade Virtual (RV) são ótimas notícias para os jornalistas, escreve a jornalista Sarah Schmidt, no site da International News Media Association (INMA). Ela acompanhou uma recente Master Class de Realidade Estendida (XR) na qual Rafael Pavon, diretor de criação imersiva do The Mill, e a professora Chao-Chen Lin, da Universidade Nacional de Taiwan, falaram sobre como as organizações de notícias podem usar a RV para contar histórias de formas inovadoras e criativas.

Por que usar RV?

Uma experiência de RV bem-sucedida deve começar com uma série de perguntas, entre elas: Quais tipos de histórias funcionam melhor em RV? Quais são os fundamentos de uma história de RV e como ela é diferente de outras mídias?

Pavon apontou que quando meios como cinema ou teatro são usados, essas perguntas não são mais feitas. Mas com um meio emergente como VR, questionar o contexto e os objetivos é crucial.

Houve muitos avanços inovadores em VR em um curto período de tempo, e várias abordagens diferentes amadureceram. Pavon fez um resumo do que está disponível agora, mas observou que o campo está surgindo e se desenvolverá no futuro.

Ele citou o exemplo de Mission: ISS, um tour VR da Estação Espacial Internacional feito em conjunto com a NASA.

“Nesse caso, a Estação Espacial Internacional é algo que você não pode simular, basta mostrar”, disse.

Ele também afirmou que o vídeo 360, a experiência em tempo real, a instalação, o som imersivo e as experiências de jornada do usuário imersivas trazem os usuários para dentro de uma história.

Pavon destacou que questões de ética, regulamentação, privacidade e verdade ainda estão sendo discutidas no setor e que a discussão está em andamento. Os criadores de conteúdo têm responsabilidade de longo prazo em relação ao que mostram às pessoas e como isso afetará os espectadores.

É um tópico realmente grande e importante, e Pavon espera que o estabelecimento de sistemas para coletar feedback dos usuários possa ser uma parte do avanço de maneira responsável.

Produção de notícias em RV

Chao-Chen Lin disse que as notícias podem ter requisitos técnicos mais baixos do que arte ou jogos, mas o jornalismo também tem altos padrões profissionais em relação à verdade. “Mais importante, o que é notícia? O que chamamos de notícia? É sobre isso que quero falar”.

Ela destacou que, para a produção de notícias, uma equipe relativamente pequena com experiência em vídeo 360, CGI e modelagem, som e animação pode criar VR com base em histórias relatadas e entrevistas.

Lin compartilhou We Wait da BBC como um exemplo. É uma animação dramatizada sobre uma família de refugiados sírios baseada em entrevistas com migrantes sírios. Além disso, The People of Grenfell Tower é um documentário de realidade virtual feito pelo Channel 4 no Reino Unido, contando as histórias de sobreviventes do trágico incêndio em um prédio de apartamentos em 2017 no oeste de Londres, usando entrevistas filmadas para situar visualmente os sobreviventes em simulações de realidade virtual do prédio.

O uso da tecnologia VR pode ajudar a dar ao público uma nova maneira de entender uma história, disse Chao-Chen Lin, professor da Universidade Nacional de Taiwan.

Jornalismo explicativo

Há também uma grande oportunidade de usar a RV para educar e explicar questões complexas. “Quando recriamos coisas com VR, descobrimos que queremos usá-lo para ajudar as pessoas a entender as coisas”, disse Lin. Ela compartilhou a simulação de sua própria equipe que mostrou como as turbinas eólicas propostas no mar podem parecer da superfície e debaixo d’água. Nesse caso, os pescadores locais de Taiwan tinham muito em jogo em como as turbinas poderiam afetar o habitat dos peixes, e a visão simulada debaixo d’água ajudou a revelar uma possível circunstância real.

“As notícias de RV estão criando uma experiência, mas não alteraram a história. Então, para mim, isso é objetivo, embora certas partes sejam fictícias”, afirmou Lin.

Ela acrescentou que os jornalistas sempre tiveram que fazer escolhas ao decidir como contar uma história de maneira verdadeira, como escolher pequenas porções para citar em uma longa entrevista. Trabalhar no jornalismo VR também envolve escolhas, mas o objetivo é sempre mostrar aos espectadores a verdadeira história, disse Lin:

“O que temos que fazer é refletir a verdade, e nós jornalistas temos que trabalhar duro para que os espectadores acreditem na história.”

Leia aqui o texto na íntegra.