A definição de estratégias a partir de métricas específicas deve priorizar o engajamento sem deixar de dar valor a números, equilibrar práticas e alinhar as iniciativas com as diferentes áreas das organizações. Essa é uma das dicas dadas pela jornalista Ethar El-Katatney em sessão exclusiva para associados da ANJ e da Aner sobre métricas, dentro do programa Acelerando Negócios Digitais. Segundo ela, é preciso atuar de forma holística.
“Os números devem apenas lhe ajudar a chegar a sua meta, o tráfego não é o mais importante, mas sim o engajamento”, disse Ethar. “Como jornalistas, nós temos de equilibrar o que sabemos: o jornalismo de importância, que o mundo precisa, que informa, educa e ajuda o público a tomar decisões importantes e o jornalismo que faz com que as pessoas nos leiam, nos assistem, nos compartilham, e assim a gente vende publicidade e sobrevive”, continuou.
“Por mais tentador que seja, a gente não deve se focar apenas nos números em relação à tráfego versus engajamento. Se focarmos engajamento acima de tráfego, sim vocês serão mais bem-sucedidos, mas vocês também terão de escolher a métrica correta, específica”, afirmou. “Mas temos de aplicar métricas específicas tendo em mente como as audiências estão mudando, como consumem conteúdo diferentes canais e diferentes plataformas, alinhadas com suas métricas de negócio, seus objetivos de negócio”, completou.
O programa Acelerando Negócios Digitais e realizado pelo International Center for Journalists (ICFJ), com apoio da Meta e em parceria com associações ligadas ao jornalismo. Serão realizadas ainda mais duas sessões exclusivas para profissionais de associados da ANJ e da Aner, nos dias 12 e 26 de julho. Inscreva-se aqui.