O programa Acelerando Negócios Digitais entra nesta quinta-feira (13), a partir das 15h, via Zoom, em uma nova etapa, voltada para os executivos das organizações de notícias inscritas no projeto. Ao todo, serão seis sessões de treinamento, sempre às quintas-feiras, com duas horas de duração.
O primeiro encontro – “Compreendendo a transformação digital e o novo cenário de negócios da mídia” – será apresentado por Jeff Jarvis, professor de inovação jornalística na Escola de Pós-Graduação em Jornalismo Craig Newmark (CUNY), e Anita Zielina, CEO da consultoria Better Leaders Lab, com sede na Áustria. Os inscritos receberão por e-mail o link de acesso. O programa é realizado pelo International Center for Journalists (ICFJ), com apoio da Meta e em parceria com ANJ e Aner e outras associações.
Ao longo de seis semanas, serão detalhados vários aspectos do jornalismo digital moderno, incluindo abordagens, técnicas e ferramentas. O programa, segundo o ICFJ, consiste em uma mistura de apresentações pré-gravadas que podem ser vistas a qualquer momento, aulas ao vivo e discussões em grupo ao vivo com um moderador especialista.
Os organizadores destacam os seguintes objetivos nesta etapa do “Acelerando”:
– Entender as forças de mercado que impactam os modelos de negócios do jornalismo agora e no futuro próximo
– Aprender a desenvolver modelos de receita, planos de negócios e estratégias de crescimento para esta nova realidade
– Estar preparado para promover uma visão baseada em dados e centrada no público dentro da redação
– Obter uma compreensão de como construir e executar uma estratégia de produto
– Tornar-se mais eficaz na condução de mudanças e no gerenciamento da transformação
– Construir relacionamentos duradouros com seu grupo e orientar suas equipes durante a fase de projeto/concessão do programa
Aulas
13 de abril – Compreendendo a transformação digital e o novo cenário de negócios da mídia
Instrutores: Anita Zielina e Jeff Jarvis
20 de abril – Como priorizar as necessidades da audiência
Instrutor: Elite Truong
27 de abril – Construindo uma cultura de dados
Instrutor: Maite Fernandez Simon
4 de maio – Gestão de um negócio sustentável
Instrutor: Tim Griggs
11 de maio – Inovando através do pensamento de produto
Instrutora: Luciana Cardoso
18 de maio – Preparando-se para o futuro por meio da tecnologia e da mudança
Instrutores: Sam Guzik and Ernest Kung
Conheça os instrutores
Jeff Jarvis
Jeff Jarvis é autor, pensador internacional e professor de inovação jornalística na Escola de Pós-Graduação em Jornalismo Craig Newmark (CUNY). Anteriormente, foi presidente da Advance.net, a divisão online da Advance Publications, que inclui revistas e jornais da Condé Nast em toda a América e o criador e editor-gerente fundador da Entertainment Weekly.
Cynthia King Vance
Cynthia King Vance é professora de administração de empresas no Hunter College em Nova York e ex-CEO interina da New York Public Radio Inc. Anteriormente, ela foi empreendedora residente no Harvard Innovation Labs e consultora da McKinsey & Co. Ela possui MBA pela Harvard Business School.
Yasmin Namini
Yasmin Namini é consultora de mídia digital especializada em transformação digital e estratégias de monetização. Anteriormente, ela foi diretora de consumo e vice-presidente sênior de marketing e circulação do The New York Times e diretora de atendimento ao cliente do Boston Globe. Yasmin é palestrante e apresentadora global.
Ernest Kung
Ernest Kung é gerente de produto da iniciativa Local News AI da Associated Press, onde pesquisa aplicações práticas para inteligência artificial em redações locais. Anteriormente, ele foi produtor de jornalismo de uma emissora local em Los Angeles, de propriedade da Paramount, trabalhando também com as afiliadas da CBS em San Diego e Portland, Oregon. Ele tem um mestrado em Sistemas de Informações de Administração da Universidade de Canterbury, onde se concentrou em Inteligência Artificial em Jornalismo.
Anita Zielina
Anita Zielina é CEO da consultoria Better Leaders Lab, com sede na Áustria. Anteriormente, foi diretora de liderança e inovação na Escola de Jornalismo Newmark (CUNY) em Nova York, onde coordenou programas de educação executiva e liderança. Antes disso, ela foi executiva sênior do grupo NZZ Media (Suíça), Stern (Alemanha) e Der Standard (Áustria), entre outros. Ela é ex-bolsista da JSK Stanford, ex-aluna do Oxford Reuters Institute e é formada em Direito pela Universidade de Viena, além de possuir um MBA Executivo pelo INSEAD.
Elite Truong
Elite Truong é vice-presidente de estratégia de produtos da American Press Institute (API). Anteriormente, ela foi diretora de iniciativas estratégicas do The Washington Post, onde liderou a equipe de P&D da redação para criar projetos e produtos impulsionados por tecnologias emergentes, incluindo inteligência artificial. Ela atua como secretária do conselho da News Product Alliance.
Conheça os moderadores
Maria Luiza Borges
Maria Luiza Borges é Diretora de Estratégias Digitais do Jornal do Commercio em Recife, Brasil, onde é responsável pelos conteúdos e estratégias digitais para marcas como NE10, TV Jornal, Rádio Jornal e JC. Anteriormente, foi repórter e editora de economia, quotidiano, ciência e ambiente, e comentadora de política e economia na Rádio Jornal.
Luciana Cardoso
Luciana Cardoso é head de produto Bandplay da Vibra Digital, com sede em São Paulo. Anteriormente, ela foi gerente de produto sênior da Quartz, uma publicação americana de negócios on-line, onde aumentou o número de leitores do boletim diário e criou o primeiro podcast da empresa. Antes disso, ela era a principal responsável por produtos no Estadão, onde era encarregada de entender as necessidades dos leitores, desenvolver produtos para resolver seus problemas, e acompanhar as tendências do mercado. Antes de ingressar no jornalismo, ela iniciou sua carreira na IBM. Ela é a vice-presidente do conselho da News Product Alliance.
André Furlanetto
André Furlanetto é diretor executivo de estratégia digital do Estado, em São Paulo. Ele é um executivo de publicidade de longa data com grandes agências no Brasil e trabalhando com uma miríade de clientes nacionais, internacionais e globais. Andre fez a transição para o jornalismo há cerca de 12 anos para liderar programas de transformação digital, abrangendo tecnologia, análise, produto, publicidade, assinaturas digitais e design.
Guilherme Ravache
Guilherme Ravache é empreendedor, consultor de marketing digital e jornalista. Ele publica regularmente artigos sobre tecnologia, inovação e mídia no Brasil no UOL, MIT Technology Review Brasil, TV Cultura, Notícias da TV, StartSe, Jornal do Commercio (JC) e Doutor Jairo Bouer. Anteriormente, foi Diretor de Conteúdo Digital da Editora Caras (Grupo Perfil), a maior revista de celebridades da América Latina. Atuou na área de Relações Públicas como Diretor de Contas da Ideal H+K Strategies trabalhando para clientes como 3M, GE, Goodyear, Thyssenkrupp e Volkswagen. No início da carreira, trabalhou na Folha de S.Paulo, Revista Época e no jornal Agora S.Paulo.