O Facebook anunciou nesta quinta-feira (16) um investimento de US$ 2,6 milhões nos próximos 12 meses em fundos de inovação e projetos desenvolvidos em colaboração com associações de imprensa, entre elas a Associação Nacional de Jornais (ANJ). A companhia também firmou acordos comerciais de remuneração com 20 organizações, incluindo associados da ANJ. Direta e indiretamente, passa de 200 o número de veículos contemplados, informa a Folha de S.Paulo.

Os acordos comerciais integram o chamado “News Innovation Test”. O projeto tem como objetivo oferecer mais links de notícias dentro da plataforma, além dos que já são compartilhados pelos veículos e usuários. Segundo a rede social, os links poderão ser mostrados em vários formatos, alguns ainda em desenvolvimento e outros que, por enquanto, ainda não estão disponíveis no Brasil.

Os parceiros são (em ordem alfabética): A Crítica, A Gazeta, Diários Associados (Correio Braziliense e Estado de Minas), Estadão, Folha de S.Paulo, Grupo Abril (Placar, Super, Veja, Veja Rio, Veja São Paulo e Veja Saúde), Grupo Bandeirantes (BandTV, BandNews, BandNews FM, Rádio Bandeirantes e TV Terra Viva), Grupo GRPCOM (Gazeta do Povo e Tribuna do Paraná), Grupo Jaime Câmara (Daqui, Jornal de Tocantins e O Popular), Grupo RBS (Diário Gaúcho e GZH), O Antagonista (e Revista Crusoé), Jovem Pan, O Povo, O Tempo, Poder360, Record (Record TV e R7), RedeTV!, SBT (e SBT News), Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (Jornal do Commercio, NE10, Rádio Jornal e TV Jornal) e UOL.

No apoio a organizações de notícias o objetivo do Facebook é auxiliar na transformação digital, criando modelos de negócio sustentáveis, buscando novas audiências e fortalecendo a cobertura jornalística pelo Brasil. Parte do investimento de mais de US$ 2,6 milhões irá para fundos de inovação, totalizando até US$ 1,5 milhão, assim como treinamentos e sessões de mentoria com especialistas da indústria

Além da ANJ, dentre as organizações com projetos no fundo de US$ 2,6 milhões estão, entre outras, a ANER (Associação Nacional de Editores de Revistas), a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e o Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor). Também integra a parceria o International Center for Journalists (ICFJ).

Em parceria com a Abraji, o Facebook pretende treinar jornalistas e estudantes de comunicação pelo terceiro ano consecutivo – desde 2019, a união entre a associação e a empresa já criou mais de 10 mil vagas de treinamentos pelo País –, segundo o jornal O Estado de S.Paulo.

Ainda, pelo quarto ano, a gigante das redes sociais irá auxiliar na elaboração do “Atlas da Notícia”, estudo sobre a presença do jornalismo local no Brasil feito pelo Projor.

“A Associação Nacional de Jornais (ANJ) acredita que essa parceria será muito positiva para os jornais brasileiros, sobretudo aqueles que precisam de mais acesso às inovações e práticas que permitam o crescimento e a fidelização de suas audiências no ambiente digital. Acreditamos também que poderá ser um caminho para maior geração de receitas, fundamental para que os jornais prossigam na sua missão de informar com profissionalismo, fundamental diante de tanta desinformação prejudicial à cidadania”, diz Ricardo Pedreira, Diretor Executivo da ANJ

“Estamos comprometidos em apoiar o ecossistema de notícias no Brasil e felizes em anunciar nosso investimento e colaboração contínua com veículos e associações no País”, diz a diretora de parcerias de notícias do Facebook para a América Latina, Claudia Gurfinkel.

Desde 2018, o Facebook afirma ter investido mais de US$ 600 milhões para apoiar a indústria de notícias ao redor do mundo, com a meta de desembolsar mais US$ 1 bilhão nos próximos três anos.