O Grupo Folha de Londrina lança na quinta-feira (26) a série de podcasts “Banco dos Réus”, que conta as histórias de cinco crimes que abalaram Londrina entre os anos de 1989 e 2019. A série foi produzida pela equipe da Folha de Londrina e cada episódio será disponibilizado semanalmente. Os cinco programas tratam dos assassinatos de Fernanda Estruzani, Cleonice Rosa, Estela Pacheco, Amanda Rossi e Daniela Pergo. Todos os casos tiveram grande repercussão não só em Londrina, mas em todo o país.
Cada um dos cinco episódios traz detalhes dos crimes e são contados em uma narrativa criminal próprio do gênero “true crime”. A equipe de produção mergulhou nos arquivos históricos da Folha de Londrina e nos processos que transitaram na Justiça mostrando detalhes das investigações e julgamentos. Os jornalistas entrevistaram personagens que atuaram nesses processos na Justiça, familiares e amigos das vítimas e jornalistas que trabalharam na cobertura dos casos. Foi produzido ainda um sexto episódio que aprofunda a discussão sobre os avanços e retrocessos percebidos no recorte das três décadas da série.
“Banco dos Réus” é o projeto do Grupo Folha de Londrina que integra o programa “Acelerando a Transformação Digital”, desenvolvido pela ANJ (Associação Nacional de Jornais) e Aner (Associação Nacional dos Editores de Revistas), em parceria com o Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, sigla em inglês) e o Meta Journalism Project — Meta é a empresa dona do Facebook.
A série de podcasts Banco dos Réus foi um dos 25 projetos selecionados pela Meta em todo o país e recebeu aporte de US$ 15 mil para o desenvolvimento. Além do financiamento dos podcasts, a criação de um estúdio multimídia na redação do jornal, com novos equipamentos, também integrou o plano.
A Folha de Londrina já trabalha com a criação de podcasts desde 2016 e agora vai ter um espaço exclusivo para a produção dos conteúdos em áudio e que vai gerar receita. O estúdio vai possibilitar ao diário e ao portal Bonde, que integra o Grupo, a criação de novos produtos com muito mais qualidade.
Os assassinatos de Fernanda Estruzani, Cleonice Rosa, Estela Pacheco, Amanda Rossi e Daniela Pergo deixaram uma série de perguntas sem respostas e se arrastam até hoje nos tribunais.
O primeiro traz a história da estudante Fernanda Estruzani, morta em casa, aos 22 anos, com 72 facadas, desferidas pelo ex-marido, Marcos Panissa, em 1989. Julgado e condenado, ele está foragido.
O podcast poderá ser ouvido nas principais plataformas de hospedagem. Segundo a editora da Folha de Londrina e coordenadora do projeto, Patrícia Maria Alves, a FOLHA buscou contar as histórias dessas cinco mulheres, recuperar informações, ouvir personagens e buscar novidades. Além do podcast, o jornal Folha de Londrina trará em suas edições impressas e no site a repercussão dos episódios e muitos conteúdos extras.
Não perca! O 1° episódio é “Fúria e sangue no 12º andar” e vai ao ar às cinco horas do dia 26 de maio. Acompanhe também por www.folhadelondrina.com.br/bancodosreus