Há mais de 20 anos, a Folha de Pernambuco entra na casa de milhares de pernambucanos em sua versão impressa. Com a popularização da Internet, o jornal conquistou espaço no digital e, agora, dá mais um passo ao ingressar nas principais lojas de aplicativos do país. A partir deste mês de março, o leitor poderá se manter informado também pelo app da Folha, disponível gratuitamente para smartphones com Android ou iPhones (iOS).
“A Folha tem uma característica ímpar: a inovação constante. E uma singularidade: a conexão com o seu público. Onde o seu público estiver, a Folha sempre vai estar. O aplicativo torna mais fácil o acesso à informação, com a mesma qualidade já conhecida pela população. Resultado do trabalho engajado de todos que atuam, direta ou indiretamente, na produção de conteúdo”, afirma o presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro, fundador e dirigente do grupo de jornalismo.
Segundo a diretora administrativa, Mariana Costa, a ideia para a criação da ferramenta veio da necessidade de acompanhar a evolução do leitor, que está cada vez mais presente no universo virtual. “Quisemos fazer algo para trazer uma maior facilidade para o consumo, criar atalhos para que a notícia esteja mais acessível. Entender a necessidade do leitor de consumir a notícia rapidamente e ter, no aplicativo, um grande resumo de tudo o que está acontecendo, oferecendo um produto que quebra as barreiras entre as plataformas e oferece a capacidade de filtrar o que realmente nosso público quer saber”, explica a gestora.
“Estamos integrando cada vez mais as mídias e adaptando os conteúdos às plataformas. Um mesmo assunto é desdobrado de forma diferente nos canais da Folha. O nosso último projeto gráfico do jornal impresso, inclusive, já foi pensado na leitura do jornal pelo smartphone, preparando-o para mais essa expansão”, sentencia a editora-chefe da Folha, Leusa Santos.
Design clean
O visual do aplicativo é limpo, para que o usuário consiga encontrar o que procura sem firulas. “Aproveitamos partes do layout do Portal FolhaPE, mantendo o que está ali adaptado para o mobile”, detalha Maxweel Freitas, gerente de projetos da Fteam, que coordenou a criação da ferramenta. “Eu diria que a gente trabalha um design essencialista, não minimalista. Ficou um aplicativo gostoso de ver, que busca trazer a essência do jornal”, explica Mateus Geronimo Rosa, CGO da Fteam e especialista em experiência do usuário (UX), um dos responsáveis pela aparência do aplicativo.
A equipe de Freitas trabalhou em conjunto com outros nomes do grupo de jornalismo, a exemplo de Tatiana Rodrigues, gerente de marketing da Folha de Pernambuco, para chegar ao resultado que melhor atende às demandas do leitor. “A gente queria um aplicativo de fácil manuseio e que permitisse o acesso às edições do impresso, além das notícias em tempo real. Ele é todo muito clean [sic], mais ágil e acessível a todos os públicos”, conta Tatiana.
O resultado pode ser visto ao abrir a ferramenta. No app, o leitor terá acesso às últimas notícias, mas também poderá navegar pelas editorias de Política, Economia, Cultura e Esportes.
Para quem não perde as tradicionais colunas da Folha, há uma aba dedicada apenas os blogs e colunistas da casa: Blog da Folha, Que Golaço!, Folha Pet, Tecnologia e Games, Uma Série de Coisas, FMotors e muitos outros seguem presentes para atender ao público familiarizado com as seções do portal.
Como acessar as notícias na palma da sua mão
Sem a necessidade de um cadastro prévio na plataforma, basta acessar a loja de aplicativos do seu celular, digitar o nome da Folha de Pernambuco no campo de busca e fazer o download da ferramenta. É possível ativar as notificações do aplicativo para manter-se sempre informado e também usar recursos como o modo noturno, ideal para quem prefere ler durante a noite ou tem uma sensibilidade maior ao formato tradicional branco.
Uma das novidades do aplicativo é que, além de manter-se informado com as principais notícias nacionais e internacionais, o leitor poderá salvar aquelas pelas quais mais se interessar. No topo de cada matéria, há uma bandeirinha de salvamento. Ao tocar no ícone, a publicação escolhida será acrescentada a uma biblioteca, acessada pelo menu lateral, chamada de “Meus Jornais”. A seção se divide entre edições baixadas da versão digital do jornal e matérias salvas publicadas no Portal FolhaPE.