Três veículos de comunicação que marcam presença na mídia impressa e no ambiente on-line formam o pódio de assinaturas entre os jornalistas do país: Folha de S.Paulo, O Globo e O Estado de S.Paulo. É o que mostra o “Raio-X do mercado de jornalismo no Brasil”, levantamento realizado pelo Portal Comunique-se e divulgado na terça-feira (1).
Entre outros indicadores, a pesquisa desenvolvida pelo Comunique-se se propôs a entender como está a relação de profissionais da comunicação com o apoio a empresas de mídia. Dos 335 respondentes espalhados por 22 unidades federativas, 178 (53,1%) afirmaram assinar ou apoiar ao menos uma publicação.
E o título mais popular entre esse público foi a Folha de S.Paulo. De acordo com o levantamento, 77 jornalistas — ou 43,26% entre o montante de assinantes de ao menos um veículo — indicaram que pagam para ter acesso ao conteúdo produzido pelo título centenário mantido pela família Frias.
A segunda posição ficou com O Globo, sendo assinado por 37 dos respondentes. O ‘Estadão’, por sua vez, fechou o pódio, com 34 assinaturas. Folha, O Globo e Estadão são veículos de comunicação associados à Associação Nacional de Jornais (ANJ)
O Raio-X do jornalismo
Realizado e divulgado pelo Portal Comunique-se, a pesquisa “Raio-X do mercado de jornalismo no Brasil” foi além de perguntar sobre assinaturas de veículos entre os profissionais da imprensa. O levantamento, que pode ser baixado gratuitamente aqui, conta com itens como relação com as novas mídias, carga horária de trabalho e o impacto da pandemia no setor.