O jornal Folha de S.Paulo lançou um perfil na rede social TikTok para dialogar com os jovens, principal público da plataforma. A conta, segundo o diário, era movimentada desde abril, em fase de testes, e agora será atualizada periodicamente pela editoria de Interação.
O movimento do jornal segue uma tendência entre as organizações de mídia, que ingressam no TikTok para se aproximarem dos mais jovens – nos Estados Unidos, por exemplo, 60% dos usuários da plataforma têm idades compreendidas entre os 16 e os 24 anos. Entre os associados da ANJ, outros veículos já seguiram esse caminho. Entre eles estão O Estado de S.Paulo e o UOL.
Partindo de reportagens apuradas e publicadas pelas equipes de repórteres e editores, a Folha de S.Paulo produz vídeos que informam de maneira dinâmica e didática. A linguagem é dinâmica, mesclando as tendências do TikTok a referências culturais que vão dos clássicos ao pop contemporâneo. Há, de acordo com o diário, checagens de fatos, memes, história, ciência, esporte, economia, entre outros temas, além de vídeos sobre a Folha de S.Paulo.
A rede social de vídeos curtos foi o aplicativo mais baixado do mundo no ano passado, ultrapassando o Facebook e suas plataformas de mensagens, segundo a rastreadora de mercado App Annie, informou o UOL. Estima-se que o TikTok, propriedade da empresa chinesa ByteDance, tenha um bilhão de usuários em todo o mundo.
O site What’s New in Publishing elencou casos de organizações de notícias bem-sucedidas em suas experiências no TikTok. Veja alguns deles:
The Washington Post (EUA)
Seguidores: > 910,7K
Como uma das primeiras grandes organizações de notícias no TikTok, o jornal começou a postar na plataforma regularmente em maio de 2019, voltado para os adolescentes. A conta é administrada por Dave Jorgenson, também conhecido como “The Washington Post TikTok Guy”. Ele opera como um blog pessoal sobre jornalismo, com uma mistura de esquetes divertidos e, claro, notícias apresentadas de maneira criativa.
The Daily Mail (Reino Unido)
Seguidores: > 1,6 milhões
Na conta do Daily Mail a esmagadora maioria dos vídeos é gravada por pessoas comuns.
BBC (Reino Unido)
Seguidores: > 526,8K
O conteúdo do TikTok da BBC é composto principalmente de fragmentos de seus próprios programas de TV, pelo menos por enquanto.
La Nación (Argentina)
Seguidores: > 181,3k
O rápido crescimento do diário no TikTok começou em julho de 2020, quando Sofía Altuna se juntou à equipe. Ela tem sua própria conta no TikTok com cerca de 350 mil seguidores, o que, claro, ajuda no desenvolvimento do La Nación TikTok. Como uma blogueira que sabe interagir com os jovens, Altuna optou por uma estratégia correspondente. Ela escolhe artigos de notícias interessantes e os explica aos espectadores de maneira única e enérgica.