FOLHA DE S.PAULO – 28/11/2018
A série de reportagens “Um Mundo de Muros – As Barreiras que nos Dividem” , publicada pela Folha no ano passado, recebeu na noite desta terça-feira (27) o Grande Prêmio Petrobras de Jornalismo de 2018.
Idealizada pelos jornalistas Patrícia Campos Mello e Lalo de Almeida, a série contou com reportagens produzidas em quatro continentes sobre barreiras físicas criadas sob o argumento de contornar problemas como miséria, terrorismo, desemprego e guerra, e o efeito dessas divisões na vida das pessoas.
A cerimônia de premiação ocorreu no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O jornal foi representado pela editora de Mundo, Luciana Coelho, que dedicou o prêmio ao esforço da equipe que viabilizou a série –ao todo foram 22 profissionais do jornal envolvidos no projeto. Ela também fez uma homenagem ao jornalista Otavio Frias Filho, diretor de Redação da Folha, que morreu em agosto deste ano.
A série “Um Mundo de Muros” já havia recebido o prêmio Rei da Espanha de Jornalismo Digital, em fevereiro deste ano, e o Prêmio Folha de Jornalismo de 2017.
Criado em 2013, o Prêmio Petrobras é considerado um dos mais importantes do jornalismo brasileiro atualmente. Segundo os organizadores, foram 2.159 reportagens inscritas em 14 categorias na edição deste ano.
Veículos de várias partes do país também foram premiados em outras categorias. A reportagem “Fofão da rua Augusta?”, de Chico Felitti, publicada no site Buzzfeed, ganhou o prêmio na categoria Inovação.
Reportagem da BBC Brasil, de Juliana Gragnani, sobre o uso de perfis falsos usados para influenciar campanhas eleitorais no país levou o prêmio na categoria Ciência e Tecnologia.
O Globo foi premiado na categoria regional Sudeste pela série de reportagens e documentário “Guerra do Brasil”