Cinco das maiores empresas de tecnologia do mundo detinham mais da metade (53%) de todas as receitas globais de publicidade no ano passado, acima dos 46% registrados em 2020, informa o GroupM. Juntas, Amazon, Google, Meta, Alibaba e Bytedance, geraram US$ 408 bilhões em receita publicitária.
Segundo Sara Fischer, do Axios, os 25 maiores anunciantes do mundo agora respondem por 74% dos gastos globais com publicidade, contra 68% em 2020 e apenas 43% em 2016.
Ainda que as empresas chinesas continuem a aumentar sua participação no mercado de anúncios, elas se concentram principalmente na captura de dólares domésticos, com o TikTok sendo a exceção notável.
Embora o digital tenha tornado o mercado de anúncios mais acessível do que nunca a uma gama maior de empresas, também aumentou significativamente o bolo em favor de empresas muito grandes.
Espera-se que o mercado global de anúncios cresça 8,4% este ano (excluindo a publicidade política dos EUA).
Leia mais aqui e neste link