A Google News Initiative (GNI), do Google, abriu as inscrições para a primeira fase da Jornada de Desenvolvimento de Produto Digital, programa a ser desenvolvido pela Blue Engine Collaborative. A adesão a essa etapa inicial, aberta a organizações de mídia em todo o país – de startups a grandes redações –, deve ser feita por meio deste formulário até o dia 10 de dezembro. Demais orientações serão enviadas por e-mail.
A jornada começa com uma sessão introdutória de perguntas e respostas agora em dezembro, com data a ser divulgada, seguida por sessões virtuais a partir de janeiro. O programa vai até abril, munindo os participantes com as ferramentas e insights necessários para criar produtos digitais que realmente façam sentido com suas audiências.
A primeira etapa do programa conta com webinars ao vivo liderados por coaches da Blue Engine com experiência em desenvolvimento de produtos. A segunda fase será de coaching (mentoria). Por meio de um novo processo de inscrição, as organizações selecionadas receberão mentoria personalizada. Esse suporte prático guiará as equipes pela ideação, planejamento e execução de produtos digitais impactantes.
“Sabemos o quanto é relevante para a sustentabilidade de organizações de notícias que elas desenvolvam produtos focados nas dores das suas audiências. Isso envolve, muitas vezes, mudar de mentalidade e conhecer novas metodologias, que é exatamente o que este programa busca oferecer”, diz Natália Mazotte, Gerente de Parcerias com o Ecossistema de Notícias do Google. “A empresa segue comprometida em apoiar veículos a prosperarem e abrirem novos caminhos de receita no digital, e a parceria com a Blue Engine tem trazido ótimos resultados, reconhecidos por quem participa dos nossos programas. É o que também esperamos ver com a Jornada”, completa.
A diretora da Blue Engine no Brasil, Sabrina Passos, explica que a iniciativa vai capacitar organizações de mídia a entender, desenvolver e lançar melhor produtos digitais que se alinhem com sua missão e objetivos de negócios. “Os labs e programas que preparamos sempre têm esse olhar para a sustentabilidade, para o que pode ser feito agora, de maneira ágil, mas que também possa significar mudanças fundamentais na estrutura e no futuro das organizações”.